Capes destaca relevância da atrair jovens para as ciências

Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, reforça que a pós-graduação deve estar atenta à educação do Século XXI

A necessidade de atrair cada vez mais jovens para a ciência foi um dos destaques da apresentação de Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no encerramento da 39ª edição do Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), no dia 1º de novembro, em Curitiba (PR). Realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a edição deste ano teve como tema “A ciência na reconstrução nacional”.

A gestora apontou para a necessidade de que “instituições de ensino, agências de fomento à pesquisa e formuladores de políticas públicas pensem no papel da educação do Século XXI”. Diretores da fundação também participaram dos debates e a Capes teve um estande para tirar dúvidas dos participantes, principalmente sobre editais de seleção de projetos e prazos dos processos de avaliação.

39ª edição do Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foto: Naiara Demarco/Capes)

“Os estudantes de amanhã acabarão fazendo um trabalho que ainda não existe. Por isso, é necessário não apenas se concentrar em habilidades específicas, que são necessárias hoje, mas olhar para novos paradigmas e de uma forma mais holística”, salientou. Bustamante também reforçou que a avaliação dos programas de pós-graduação precisa não apenas aferir o que os cursos fizeram no passado, mas entender melhor qual o caminho eles estão trilhando para o futuro.

A presidente ressaltou que a pós-graduação deve estar comprometida em desenvolver profissionais inovadores, mas que sejam críticos e com compromissos sociais, e não apenas replicadores de conhecimento. “Para que busquem inovação para solucionar os problemas complexos que a sociedade vivencia”, afirmou. Bustamante propôs uma série de recomendações voltadas aos pesquisadores em início de carreira, como fortalecer as iniciativas de capacitação, principalmente para as mulheres, maximizar oportunidades de networking e garantir acesso aos financiamentos.

Mercedes também falou do andamento do Plano Nacional de Pós-Graduação, para o período de 2024 a 2028, das estratégias para aumentar a formação de doutores e das ações para combater a desigualdade regional, étnico-racial e de gênero na pós-graduação. Participaram das discussões, Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Olival Freire Junior, diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os trabalhos foram moderados por Francisco Mendonça, pró-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Volta da Capes ao Enprop

A Capes voltou a participar do Enprop, realizado anualmente, depois da ausência em duas edições, que ocorreram no Acre e em Sergipe. “Essa reunião com os pró-reitores é essencial para avaliar as estratégicas, desenhar programas de forma coletiva e entender como o sistema pode ser aprimorado, escutando as demandas e colocando os nossos desafios. Sem esse diálogo, o trabalho da Capes não faz muito sentido”, argumentou Mercedes Bustamante.

Para Robério Rodrigues, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), a participação da Capes no encontro é fundamental e ratifica o retorno do diálogo com a Fundação que ocorreu a partir de 2023. “Isso tem ajudado a comunidade científica brasileira a reconstruir as pontes”, afirmou.

Fonte: Governo Federal