Servidores federais encerram segundo dia de mobilização por recomposição salarial

Houve atos em diversas partes do país contra a falta de agenda de negociação com o governo. Proifes-Federação esteve presente na mobilização em frente à Câmara dos Deputados

Servidores federais de diversos setores realizaram nesta quarta-feira, dia 8, o segundo dia de mobilização nacional por recomposição salarial. Profissionais de carreira, entre eles, profissionais da educação no ensino superior e tecnológico, protestaram contra a falta de agenda de negociação com o governo federal. O Proifes-Federação, entidade à qual a Apufsc-Sindical é filiada, participou dos atos em frente à Câmara dos Deputados, em Brasília.

“É necessária essa mobilização com todos os servidores públicos, o Proifes-Federação com seus sindicatos, para poder dizer ao governo que precisamos de reajuste salarial, que as mesas de negociações precisam avançar. Para dizer ao governo que a PEC 32 ataca o serviço público. Nós já derrotamos uma vez e não vamos deixar que ela novamente seja colocada em votação no Congresso Nacional”, defendeu o presidente do Proifes-Federação, Nilton Brandão.

Representantes do Proifes-Federação e sindicatos federados participaram da mobilização em Brasília (Fotos: Proifes/Divulgação)

A categoria ainda aguarda resposta ao pedido de recomposição salarial. Segundo as entidades representativas, um ofício foi protocolado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), comandado pela ministra Esther Dwek.

Em julho, foi entregue uma lista que pede que medidas dos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) sejam revogadas nos órgãos. E em 29 de agosto, docentes e técnicos-administrativos da educação federal apresentaram propostas para reestruturação das carreiras. Entre as reivindicações dos servidores está a equiparação dos benefícios nos Legislativo, Judiciário e Executivo.

Imprensa Apufsc, com informações da Rede Brasil Atual