Atividades organizadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade serão realizadas entre os dias 20 e 22 de novembro
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, dentre as atividades voltadas à temática antirracista, a Semana Institucional do Novembro Negro, realizada de 20 a 22 de novembro. As atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e demais estruturas administrativas e acadêmicas da Universidade.
Além de uma mesa redonda para discutir as ações de enfrentamento ao racismo na UFSC haverá uma mostra científica, com trabalhos de pesquisa e extensão envolvendo a temática, além de apresentações artístico-culturais.
Confira a programação:
20 de novembro, 17h30, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)
Mesa de Abertura: A Implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC
Com o objetivo de promover diálogo e transparência quanto aos processos de implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC, aprovada em 2022, a Mesa trará ações desenvolvidas desse primeiro ano de monitoramento da política e, também, um primeiro diagnóstico do racismo institucional.
Será também apresentada a Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo, aprovada pela Unesco e criada com o objetivo principal de analisar o impacto do racismo na universidade e contribuir com a formulação e implementação de políticas curriculares multidisciplinares para inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na formação de profissionais das diferentes áreas.
Participam da mesa a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidades, Leslie Sedrez Chaves, o professor do Departamento de Geociências, Lindberg Nascimento Júnior, e a assistente social da Proafe, Bárbara Nóbrega Simão. Ao final haverá o lançamento oficial do Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional e uma apresentação cultural com as professoras Maristela Campos e Renata Cecília de Lima Oliveira.
21 e 22 de novembro, das 10h às 17h30, Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – 2º andar
Mostra de trabalhos desenvolvidos na UFSC, com a temática étnico-racial
Apresentação de projetos, trabalhos e atividades de pesquisa, extensão e artístico-culturais durante o evento Novembro Negro na UFSC. A atividade deverá contar com 12 apresentações de banners (trabalhos de pesquisa e extensão), duas exposições fotográficas, seis exibições de vídeos e mesas de debate, uma apresentação de teatro (do Colégio de Aplicação) e duas apresentações musicais (que se apresentarão junto com o Projeto 12:30).
Cronograma de exibições de vídeos e mesas de debate:
21 de novembro:
10h15 – Exibição artística audiovisual: “Oxum – Ventre Negro, Cabaça Sagrada Ancestral”
13h – Quilombo, saúde e território: Relato de experiência de apoio psicossocial ao Quilombo Vidal Martins
22 de novembro:
9h – Eu também falo português
10h – Trabalhos do Coletivo Curitiblack / Campus de Curitibanos
11h – Trabalhos do Núcleo de Estudos Afro-latino-americanos, dos Povos Originários, Quilombolas e Diversidades (NEABI) / Campus de Araranguá
12h30 – Apresentação da Banda 575 e Grupo de Afrofilosofia ao Toque dos Tambores Ilu Oju Inu durante o Projeto 12:30
Fonte: Notícias UFSC