Supervisora do Dieese em SC apresenta dados sobre relações sindicais e trabalhistas em palestra na Apufsc

Evento foi transmitido pelo YouTube e pode ser assistido na íntegra

Crystiane Peres, supervisora do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Santa Catarina, realizou uma palestra na tarde desta quarta-feira, dia 22, na sede da Apufsc-Sindical no campus da Universidade Federal de SC (UFSC), em Florianópolis, sobre relações trabalhistas e sindicais em 2023. “Esse é um debate que o Dieese tem feito frequentemente com sindicatos filiados sobre as relações de trabalho”, explicou Crystiane, que é socióloga e mestre em História pela UFSC. O evento foi aberto pelo vice-presidente da Apufsc, Adriano Luiz Duarte, e transmitido ao vivo pela TV Apufsc.

Crystiane Peres, supervisora do Escritório Regional do Dieese em SC (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

A supervisora apresentou um panorama dos últimos anos e como mudanças como a flexibilização das relações trabalhistas no governo Temer impactaram nos sindicatos. Para ela, a chamada reforma trabalhista foi “uma grande iniciativa para fragilizar o movimento sindical brasileiro” que, considerando algumas críticas, “continua atuante diante desse cenário”.

Crystiane também apresentou dados: hoje, no Brasil, há cerca de 12 mil sindicatos de trabalhadores e aproximadamente 5 mil patronais. Os números são representativos e refletem a força do movimento sindical, mas a socióloga adverte que o número de sindicalizados tem caído, reflexo da precarização e informalidade, e que “há necessidade de avaliarmos o movimento e pensarmos em propostas e alternativas”.

Para isso, o Dieese elaborou um projeto de valorização e fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro, que foi apresentado na palestra. Confira nos slides abaixo:

Assista na íntegra à palestra:

Imprensa Apufsc