Apufsc-Sindical convida para o evento sobre enfrentamento ao neonazismo em Santa Catarina

Ação em parceria com outras cinco organizações terá exibição de documentário e mesas de debate na UFSC em Blumenau

Na próxima terça-feira, dia 28, o auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Blumenau, recebe o evento com o tema “Enfrentamento ao neonazismo em Santa Catarina — Vale do Itajaí”. A programação tem início às 15h30 com a exibição de um documentário e segue até 19h30, com duas mesas de debate (confira a programação completa abaixo). O evento é uma parceria entre Apufsc-Sindical, Movimento Humaniza Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (PPGD/Furb), Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPSC). Para participar é necessário realizar a inscrição gratuita aqui.

O vice-presidente da Apufsc-Sindical, Adriano Luiz Duarte, é um dos convidados para a segunda mesa de debate do evento, a partir das 19h30, com o tema “Neonazismo e racismo: enfrentamento”. Também participarão o promotor Jádel da Silva Junior e o professor e historiador referência em estudos judaicos Michel Gherman.

Segundo a organização, o evento tem como objetivo fomentar o debate público sobre racismo e neonazismo em Santa Catarina, com foco na cidade de Blumenau e no Vale do Itajaí, e gerar reflexão sobre a necessidade de políticas públicas de combate ao extremismo na região, bem como iniciar a articulação de uma rede de pesquisa e extensão sobre racismo e neonazismo em Santa Catarina.

SC é o segundo estado do país com o maior número de grupos neonazistas. A pesquisadora Adriana Dias identificou 69 células neonazistas no Estado, que só fica atrás de São Paulo, onde foram mapeados 99 grupos. Porém, a população catarinense é ao menos seis vezes menor que a paulista, o que faz de SC, em termos de proporcionalidade, o lugar com maior presença desses grupos. Nos últimos anos, as manifestações desses grupos se amplificaram no Estado, o que pode estar diretamente relacionado com a conquista de espaço pela extrema direita.

Confira a programação completa:

15h30: Abertura e documentário
Exibição do documentário “Uma história de silêncios”, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC
Debate: Produtoras do documentário e Carlos Bartel, professor de História do Instituto Federal Catarinense (IFC – Ibirama)

17h-19h: Mesa 1 – Racismo, neonazismo e discriminação na região de Blumenau
Participação: Marco Antônio André, advogado militante pelos direitos da população negra, e Rosane Magaly Martins, presidente da ONG Mães do amor em defesa da Diversidade e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Blumenau

19h30: Mesa 2 – Neonazismo e racismo: enfrentamento
Palestra: Professor Michel Gherman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), historiador e referência em estudos judaicos, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos Contemporâneos (NIEJ/UFRJ), membro do Observatório da Extrema Direita (UFJF), pesquisador de “Novas Perspectivas de Antissemitismo-Filo-semita no Brasil e na América Latina”
Debatedores: Adriano Luiz Duarte, professor de História Contemporânea e História do Brasil na UFSC e membro do Movimento Humaniza SC, e Jádel da Silva Junior, promotor titular da 40ª Promotoria da capital que atua no processamento dos crimes de ódio e do Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT) do MPSC

Serviço

O que: Evento “Enfrentamento ao neonazismo em Santa Catarina — Vale do Itajaí”
Quando: Terça-feira, dia 28 de novembro, a partir das 15h30
Onde: Auditório da UFSC no campus Blumenau
Como: Inscrições neste link

Imprensa Apufsc
Com informações do Núcleo de Estudos em Sociologia e Direito