Ato em solidariedade à jornalista Schirlei Alves será realizado nesta quinta-feira na UFSC

Apufsc-Sindical participará do evento e apoia o manifesto contra o assédio judicial aos profissionais de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) convida para o ato público em solidariedade à jornalista Schirlei Alves na próxima quinta-feira, dia 30, às 10h, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O sindicato também divulgou um manifesto em defesa da jornalista e contra o assédio judicial aos profissionais de imprensa, que pode ser subscrito pelas entidades. A Diretoria da Apufsc-Sindical apoia o manifesto, que já conta com 18 assinaturas, e estará presente no ato.

Na última semana, Schirlei foi condenada a um ano de prisão em regime semi-aberto e indenização de R$ 400 mil pela publicação de uma reportagem no The Intercept Brasil que aponta os constrangimentos sofridos por Mariana Ferrer durante o julgamento do homem acusado de estuprá-la.

Leia o manifesto:

“A recente condenação criminal da jornalista Schirlei Alves pela juíza Andrea Cristina Rodrigues Studer é um episódio que lança uma sombra sobre a liberdade de imprensa no Brasil. A reportagem de Schirlei, publicada em 2020 pelo The Intercept Brasil, trouxe à tona o constrangimento e a violência sofridos por Mariana Ferrer durante o julgamento do homem acusado de estuprá-la. A jornalista, cumprindo seu papel essencial de informar a sociedade sobre questões de interesse público, foi condenada a um ano de prisão em
regime aberto e ao pagamento de uma indenização de R$ 400 mil. Esta decisão contrasta com a punição tardia do juiz Rudson Marcos pelo Conselho Nacional de Justiça, evidenciando uma distorção na aplicação da lei.

É incompreensível que a jornalista seja penalizada por seu trabalho, em um processo movido pelo juiz e o promotor do caso, enquanto os agentes públicos envolvidos na situação de humilhação de Mariana Ferrer não são responsabilizados. É papel do jornalismo dar publicidade a condutas equivocadas de agentes públicos, por isso, a criminalização de Schirlei Alves é uma afronta ao direito à informação e à liberdade de imprensa. A violência de gênero presente nessa história, desde a humilhação de Mariana até a perseguição judicial à jornalista, é inaceitável e demanda uma revisão urgente na atitude da juíza Andrea.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e as entidades que subscrevem este manifesto expressam a necessidade de que instâncias superiores da Justiça brasileira reformem a sentença proferida na primeira instância contra Schirlei Alves.”

Subscrevem até o momento:
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
Comissão de Direitos Humanos OAB-SC
Centro de Defesa de Direitos Humanos (CDDH de Blumenau)
União Brasileira de Mulheres (UBM-SC)
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc)
Sindicato Farmacêuticos no Estado Santa Catarina (Sindfar)
Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de SC (Sintaema)
Sindicato dos Bancários de Chapecó
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej)
Instituto Mães do Amor em defesa da diversidade
Gabinete da deputada Luciane Carminatti (PT-SC)
Gabinete da vereadora Tânia Ramos (PSOL-Florianópolis)
PSol Blumenau

Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)

Imprensa Apufsc