Conselho Universitário realiza sessão solene em comemoração ao aniversário da UFSC

Serão entregues quatro títulos de Professor Emérito e um de Mérito Universitário

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina a (CUn/UFSC) realiza uma sessão solene na próxima terça-feira, dia 5, às 14h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. A solenidade irá comemorar os 63 anos de aniversário da universidade, além de outorgar o título de Professor Emérito aos docentes Adilson José Curtius, Cesar Zucco, Paulo Henrique Freire Vieira (in memoriam) e Ubaldo Cesar Balthazar; e o título de Mérito Universitário a Bernhard Welz (in memoriam). A Diretoria da Apufsc-Sindical participará do evento.

Os homenageados

Professor Emérito – Ubaldo Cesar Balthazar

Ubaldo Cesar Balthazar é professor titular da UFSC, atualmente lecionando como professor voluntário no departamento de Direito. Foi reitor da UFSC de 2018 a 2022. Ingressou como docente em 1º de março de 1978. Doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas, mestre e graduado em Direito pela UFSC. Atuou no ensino, pesquisa e extensão em direito tributário, tributos, Sistema Tributário Nacional, direito público e princípios constitucionais tributários.

Coordenou os cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Direito, foi Chefe do Departamento, Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e presidente do Conselho Curador da Fundação José Arthur Boiteux. Escritor, tem vários livros e artigos publicados. Foi membro da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina.

Mérito Universitário – Bernhard Welz (in memoriam)

O professor Welz nasceu na Alemanha e atuou como professor voluntário do departamento de Química. Segundo a Sociedade Brasileira de Química, foi considerado um dos pais da espectrometria de absorção atômica, atuando com grande destaque na Química Analítica. Produziu cerca de 300 publicações, que lhe renderam um índice H de 55 – um dos maiores do Brasil, dentre todas as áreas da ciência.

O professor foi homenageado por inúmeras instituições científicas, tendo uma carreira considerada brilhante. Foi considerado o Químico Analítico do Ano na Alemanha, em 2007.  Radicou-se no Brasil após se aposentar e aqui deu continuidade a uma carreira sólida e comprometida. Até hoje – cinco anos após o seu falecimento – figura nas listas de pesquisadores mais citados e destacados da UFSC.

Professor Emérito – Adilson José Curtius (in memoriam)

Foi professor titular do departamento de Química. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado na mesma área pela Lehigh University e doutorado em Química Analítica Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado na Alemanha e atuou como professor em diferentes instituições de ensino superior do Rio de Janeiro. Na UFSC, atuou como professor titular voluntário.

A especialização do professor foi na área de espectrometria atômica, tendo desenvolvido métodos analíticos para a determinação de elementos traço em amostras geológicas (águas, solos, sedimentos, minérios, minerais, etc), biológicas (sangue, urina, cabelo, etc) e industriais (combustíveis, efluentes, ligas, etc). Segundo a Academia Brasileira de Ciências, a ênfase da sua atividade era em análise direta de sólidos, amostragens em suspensão e em emulsão, procedimentos de pré-concentração (extração no ponto nuvem, em fase sólida e em gota única), vaporização eletrotérmica e geração de vapor (com retenção ou não do vapor em superfície de grafite).

Professor Emérito – Paulo Henrique Freire Vieira (in memoriam)

Foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e um precursor nas pesquisas sobre Ciências Sociais e Meio Ambiente no Brasil, área em que se tornou reconhecido nacional e internacionalmente, contribuindo para a formação de muitas gerações de pesquisadores. Atuava na UFSC desde 1983, tendo se aposentado em 2011. Depois disso continuou atuando como professor voluntário e como coordenador do Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Paulo Freire Vieira doutorou-se em Ciência Política pela Ludwig-Maximilians Universität München, na Alemanha. A partir de 1986, realizou sucessivos estágios de pós-doutorado na França, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement e no Canadá. Falecido em 2022, deixou contribuições inestimáveis e inspiradoras de uma vida de dedicação incansável ao ensino, à pesquisa e à extensão no país.

Professor Emérito – César Zucco

Licenciado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), mestre em Físico-Química pela UFSC e doutor em Química Orgânica pela Universidade de Glasgow, na Escócia. Tem pós-doutorado em Físico-Química Orgânica pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Foi professor do Departamento de Química da UFSC, onde se aposentou como titular, tendo também atuado como voluntário até 2014.

O professor também presidiu e foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química e foi diretor com longa atuação junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Atuou, ainda, como pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSC de 1992 a 1996. Foi presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação, membro do Conselho Superior da CAPES e membro e coordenador do Comitê Assessor de Química do CNPq.

Fonte: Notícias da UFSC