Laboratório Fotovoltaica da UFSC recebe visita da cônsul da Noruega no Brasil

Reunião ocorreu no Sapiens Parque, em Florianópolis

O Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (FV/UFSC) recebeu nesta terça-feira, dia 16, a visita de representantes do consulado da Noruega no Brasil. A reunião ocorreu no Sapiens Parque, em Florianópolis.

Inicialmente, o coordenador do Laboratório, Ricardo Rüther, realizou uma apresentação destacando o crescimento da energia fotovoltaica no Brasil e a atuação do Laboratório nas áreas de recuperação, armazenamento e geração de energia. Em seguida, foi realizado um tour pelo local, apresentando os projetos desenvolvidos pela UFSC em geração de energia limpa.

Representando a UFSC, também estiveram presentes o reitor, Irineu Manoel de Souza, e o superintendente de projetos da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), William Gerson Matias.

Professor Ricardo Rüther (direita), ao lado do reitor Irineu Manoel de Souza, apresenta projetos do Fotovoltaica a integrantes do consulado da Noruega no Brasil (Foto: Kauê Alberguini/UFSC)

A visita foi um pedido do consulado para conhecer a estrutura e os projetos desenvolvidos na universidade. A cônsul-geral da Noruega no Brasil, Mette Tangen, destacou que o encontro foi importante para que sejam levadas para a Noruega algumas ideias sobre geração de energia.

Ao final da reunião, ambas as partes concordaram em buscar a formalização de um acordo de cooperação entre a UFSC e universidades da Noruega. Segundo o reitor Irineu, esse acordo será relevante para “ampliar o intercâmbio de alunos e fomentar a pesquisa na área de produção energética”.

O Laboratório Fotovoltaica desenvolve importantes projetos de pesquisa na área de geração de energia limpa, como a Planta Solar Piloto de Módulos Bifaciais, capazes de gerar energia com radiação direta do sol e refletida pelo solo, e a usina para produção de hidrogênio verde.

Fonte: Notícias UFSC