MEC vai apurar alta proporção de alunos por professor em 11 faculdades particulares

Instituições têm mais de 500 estudantes por docente em cursos a distância, e governo vê risco para qualidade do ensino; citadas dizem que são bem-avaliadas, conforme a Folha

Uma avaliação preliminar do Ministério da Educação encontrou indícios de desproporcionalidade na quantidade de alunos por professor em cursos de ensino a distância de faculdades particulares. Para avaliar se há risco à qualidade do ensino, a pasta decidiu apurar 11 instituições.

O estudo preliminar, feito pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), identificou que essas 11 faculdades apresentam uma proporção de 500 alunos por docente em cursos a distância – média muito superior ao do restante da rede privada nessa modalidade, que é de 171 alunos por docente.

A secretaria da gestão Lula (PT) também destacou que essa desproporcionalidade pode ter impacto significativo no sistema de ensino superior brasileiro, já que essas 11 faculdades concentram 65% de todas as matrículas do país em cursos a distância. Juntas, elas atendem mais de 2,8 milhões de alunos apenas nessa modalidade.

Leia na íntegra: Folha de S.Paulo