Consulta pública de jovens é inédita na Cres+5

Inscrições para a Consulta Pública Cres+5 para jovens da América Latina e do Caribe acabam nesta quarta. Evento será no dia 31, pela plataforma Zoom

Pela primeira vez, os jovens latino-americanos e caribenhos, com idade entre 18 e 24 anos, serão ouvidos no âmbito dos trabalhos preparatórios para o evento de seguimento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (Cres) 2018, conhecido como Cres+5. A consulta pública de jovens ocorrerá no dia 31 de janeiro, às 18h (horário de Brasília), pela plataforma Zoom. Os interessados em participar devem se inscrever até esta quarta-feira, dia 24, por meio do formulário de inscrição. Ao final desse período, serão enviadas as informações de conexão a todas as pessoas cadastradas.

O objetivo do encontro é discutir com os jovens os temas que compõem a agenda da Cres+5, estimulando a identificação de desafios e prioridades persistentes para 2028, bem como a proposta de recomendações para os tomadores de decisão, a partir da visão e experiência da juventude envolvida no ensino superior, como estudantes, investigadores, ativistas, líderes e co-construtores da governança educativa regional. 

A consulta será realizada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc), em colaboração com a Organização Continental de Estudantes da América Latina e do Caribe (Oclae) e a seção regional do Grupo Principal das Nações Unidas para Crianças e Jovens (UNMGCY).

CRES+5

O evento de seguimento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior 2018 (Cres), intitulado Cres+5, vai ocorrer em Brasília (DF), de 13 a 15 de março de 2024. A reunião está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Iesalc-Unesco. O objetivo é promover um processo participativo que destaque o progresso alcançado desde a Cres 2018, assim como os desafios remanescentes e as questões emergentes na educação superior da região, especialmente após a pandemia de Covid-19.  

As inscrições para a participação presencial na Cres+5 podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro de 2024, pelo formulário disponível no site da Cres+5. O público-alvo são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.  

Para obter mais informações sobre a Cres+5, visite o site ou escreva para [email protected].  

Fonte: Governo Federal