MEC ofertará novas bolsas de iniciação à docência

Edital será aberto ainda no primeiro semestre de 2024

Está em fase de ajustes finais mais um edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do MEC — planeja o lançamento do novo edital ainda para o primeiro semestre deste ano.

O tema foi debatido em reunião na última quarta-feira, dia 21, na sede da autarquia, em Brasília (DF). Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes, adiantou que a seleção abarcará alunos de todos os semestres dos cursos de licenciatura, retomando o desenho original do Pibid. “O edital será para os quatro anos de curso”, sintetizou a gestora.

Também estiveram presentes Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes; Cristiane Antonia Hauschild Johann, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica (Forpibid-RP); e a equipe da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/Capes) responsável pela execução do Programa.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência. Assim, contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da educação básica pública brasileira.

O Pibid busca proporcionar a inserção dos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, o que colabora para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Com vistas ao desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das instituições de ensino superior (IES).

Fonte: Governo Federal