Curso de Letras Italiano da UFSC é homenageado na Alesc

Na cerimônia, 21 instituições, entidades e personalidades foram homenageadas pela preservação da memória dos imigrantes italianos no estado

O curso de Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi homenageado durante sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Durante a cerimônia, realizada na última segunda-feira, dia 26, 21 instituições, entidades e personalidades foram reconhecidas pelo trabalho realizado em prol da preservação da memória dos imigrantes italianos, pela difusão da língua italiana e pelo fortalecimento dos laços entre a Itália e Santa Catarina.

O curso de Letras Italiano da UFSC, coordenado pelo professor Sérgio Romanelli, é o único no Brasil com habilitação em Língua e Literatura Italiana e com uma carga horária semanal de língua italiana de oito horas. O curso prevê um ciclo básico de quatro semestres e, a partir do quinto semestre, a opção pela licenciatura ou pelo bacharelado. É composto por um grupo de oito docentes, todos com doutorado e com engajamento na pesquisa e na extensão no âmbito dos estudos linguísticos, literários e de tradução relacionados ao italiano.

Reitor da UFSC recebendo homenagem. (Foto: Divulgação)

Além da graduação, oferece cursos extracurriculares de italiano para toda a comunidade extra-acadêmica e mantém vários programas de intercâmbio com universidades italianas fortalecidos por inúmeros projetos de pesquisa. A solenidade contou com a presença de representantes da Itália, parlamentares, prefeitos, agentes políticos e consulares e membros de círculos italianos. O reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza, recebeu a honraria em nome da instituição.

Fonte: Notícias UFSC