Desigualdade entre pessoas brancas e negras no ensino vai da alfabetização à universidade

Dados divulgados pelo IBGE apontam que a parcela da população preta e parda que acessa o ensino superior ainda é quase a metade do que a branca, de acordo com o Globo

Mesmo com a implementação de políticas de cotas há dez anos, a parcela da população preta e parda que acessa o ensino superior ainda é quase a metade do que a de brancos. E essa é apenas a fase final de desigualdades educacionais entre esses dois grupos registradas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023, divulgada na semana passada pelo IBGE.

De acordo com a nova pesquisa, 29,5% das pessoas brancas de 18 a 24 anos estavam no ensino superior e 6,5% já tinham se formado. Entre os pretos e pardos, são apenas 16,4% cursando uma graduação e 2,9% com o diploma.

Essa diferença tem relação direta com outra estatística: a de escolarização média da população desses dois grupos. No grupo de pessoas brancas, 60% completou ao menos o ensino médio. No grupo de pretos e pardos, o percentual é de 47,3%. Há ainda diferenças registradas entre os analfabetos, os estudantes do ensino médio e entre as pessoas que abandonaram a escola.

Leia na íntegra: O Globo