Nossos representantes perto de nós: presentes na sede do campus

*Por Nicia Silveira

Saudações.

Meu olhar caiu sobre a organização do departamento de imprensa da Apufsc. Impressionante como está bem organizado. Com divisão de tarefas e agendas. Além disso, sabemos como funciona bem porque vemos com regularidade notícias nos vários canais, sobre os diversos assuntos de nosso interesse.

Não podemos dizer que é o único setor da Apufsc que funciona. Porque quando a gente vai à sede do campus, sempre tem um copo d’água e/ou um cafezinho que a Rosa ou a Ana trazem para a gente. É onde encontramos o Henrique no meio da sua agenda, no telefone, digitando tarefas e etc. e tal. Encontrar ele nem sempre é fácil porque tem tarefas externas também. O jurídico voltou e está atendendo os associados com especialista diferentes nos horários agendados.

Mas, é isto a Apufsc hoje em dia.  Não se encontra nunca alguém da Diretoria. Não se encontra nunca alguém do Conselho Consultivo. Alguém que possa informar sobre os assuntos atuais e os que nos preocupam.  Ouvir alguma sugestão sobre as questões que nos ocorra. Também não existe um horário em que se saiba que alguma dessas pessoas vai circular pela sede. Simplesmente as pessoas se elegeram e sumiram.

Numa época perigosa em que vivemos com a direita a mil, a universidade esvaziada, nós aqui também na Associação de Professores, com ela esvaziada. Proposta já para esse começo de ano letivo de 2024. Vamos olhar para a divisão de tarefas e agendamentos do pessoal da imprensa da Apufsc?  Vamos fazer algo parecido aqui? Entre diretoria e Conselhos vamos distribuir a semana e vamos fazer o revezamento de quem vem e quando vem até a sede do campus?

Com tanta gente, a semana vai ficar pequena para caber todos. Vai ser muito bom! Cada um dos nossos representantes é perito em um assunto específico, além de estarem atualizados nos assuntos gerais da Associação. 

Quando essa agenda com horários estiver pronta, a gente pode publicar. Assim cada um de nós associados podemos ir à sede no dia a que o interlocutor adequado está disponível. Por exemplo, se preciso discutir um projeto que envolve planejamento cuidadoso, é bom ir no horário em que o Gonzaga estiver lá. Se são questões relacionadas às questões pedagógicas, pode ser interessante encontrar a Edna lá, etc.

Com esses colegas, nossos representantes, no local do crime, digo, na sede do campus da Apufsc, pode ficar mais fácil para continuarmos por mais tempo no mesmo local.

Quem se habilita entre os nossos representantes?

Renovar a face dele – se cada um trouxer um vaso com alguma das 10 plantas que espantam mosquitos – todas elas lindas e perfumadas – vai ser muito bom! Por n motivos. Um deles vai se identificar ao chegar no local! Bora lá então? Construir essa agenda!?

*Nicia Silveira é professora aposentada da UFSC