UFPR revoga títulos Honoris Causa concedidos a agentes da ditadura

Em junho do ano passado reportagem do Plural revelou a existência dos títulos de doutor Honoris Causa a agentes da ditadura. À época reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que levaria questão ao Conselho Universitário, relembre o Jornal

Nesta segunda-feira, dia 1°, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) revogou títulos de doutor Honoris Causa a agentes da ditadura cívico-militar no Brasil. A ação aconteceu nove meses depois de a reportagem do Plural revelar a existência de tais homenagens, após uma denúncia de um servidor.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (Coun) se reuniu nesta tarde e cassou os títulos de Humberto de Alencar Castelo Branco; em 18 de setembro de 1968, ao presidente Artur Costa e Silva; e em 13 de janeiro de 1976 (com a entrega ocorrendo em 16 de janeiro de 1981), ao presidente Ernesto Geisel, conforme revelou Plural.

À época o reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que desconhecia a existência dos títulos até ser contatado pelas repórteres do jornal. Depois declarou que analisou pessoalmente a documentação que já havia sido checada pela equipe para pautar a revogação no Conselho.

Leia na íntegra: Plural