Ranking lista cursos da UFSC entre melhores do mundo: Odontologia está no top 100

As citações a graduações da UFSC no QS World University Rankings by Subject somam 13 entre os top 500

O curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre os 100 melhores do mundo, segundo a edição anual do ranking QS World University Rankings by Subject. O levantamento da Quacquarelli Symonds, empresa internacional especializada em análise de ensino superior, mostra que a Odontologia é uma das áreas mais fortes nos cursos brasileiros. As citações a graduações da UFSC no ranking somam 13 entre os top 500.

Esta foi a primeira vez que a Odontologia da UFSC foi avaliada pelo ranking e estreou ocupando um lugar no bloco classificatório entre as colocações 51-100 na escala global (depois da 50ª posição, o ranqueamento ocorre por intervalos).

Além da UFSC, outras seis instituições do país compõem o top 100 na área da Odontologia: Universidade de São Paulo (USP), no 13º lugar; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no 23º; Universidade Estadual Paulista (Unesp), 36º; Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS), 50º; e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), também no intervalo 51-100.

O curso de Enfermagem da UFSC também se destacou no levantamento, ficando entre os 200 mais bem colocados no ranking mundial, no intervalo 151-200. Outras graduações da instituição ainda se sobressaíram: Arquitetura (intervalo 201-240); Linguística, Agricultura, Engenharia Mecânica e Aeronáutica (201-250); Arqueologia, Engenharia Elétrica e Eletrônica (251-300), entre outros.

Pela primeira vez entre os top 100

A graduação em Odontologia foi a responsável por colocar um curso da UFSC pela primeira vez no top 100 global. O melhor resultado até então era uma posição entre os 200 primeiros com a Arquitetura, na listagem do ano passado.

Histórico de performance das graduações da UFSC:

Para esta 14ª edição do QS World University Rankings by Subject, foram analisadas as reputações e os resultados de pesquisa de quase 5 mil universidades. A partir desse grupo, 1.559 instituições foram classificados em 55 disciplinas (o que corresponde aos cursos de graduação no Brasil). A avaliação foi dividida em cinco grandes áreas do conhecimento: artes e humanidades, engenharia e tecnologia, ciências da vida, ciências naturais e ciências sociais.

No Brasil, foram avaliadas 309 graduações de 28 universidades. Para a análise, o ranking utiliza um conjunto de cinco indicadores: reputação acadêmica, que avalia a performance global da instituição; reputação entre o empregador, isto é, a capacidade dos egressos se empregarem; quantidade de citações por artigo, que quantifica os impactos da pesquisa científica e a qualidade das produções acadêmicas; índice-H, que reflete a produtividade com base nos papers mais citados; e a Rede Internacional de Pesquisa (International Research Network, em inglês), em que são verificadas as parcerias internacionais realizadas pela instituição.

::: Confira o desempenho completo da UFSC

Fonte: Notícias UFSC