Eduardo Brondízio, professor da Unicamp e da Universidade de Indiana (EUA), divide reconhecimento com a argentina Sandra Díaz
Com mais de 35 anos de pesquisas com populações na Amazônia e uma consolidada carreira de publicações internacionais, o antropólogo brasileiro Eduardo Brondízio, 61, foi um dos vencedores da edição de 2025 do Tyler Prize, popularmente conhecido como o “Nobel” ambiental.
Professor da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brondízio divide o prêmio de US$ 250 mil (cerca de R$ 1,49 mi) com a ecóloga argentina Sandra Díaz. Esta é primeira vez, em 52 anos de história, que a láurea é concedida a indivíduos da América do Sul.
Embora tenham recebido indicações independentes, a dupla trabalhou em conjunto no comando de um grande relatório de avaliação de biodiversidade publicado pelas Nações Unidas. O levantamento, que teve liderança também do pesquisador Josef Settele (Alemanha), revelou que mais de 1 milhão de espécies estão em risco de extinção.
Leia na íntegra: Folha