Diretores de centros de ensino da UFSC apontam instabilidade no fornecimento de insumos para banheiros

Proad diz que a empresa responsável está passando por recuperação judicial e que nova licitação será realizada

Diretores dos centros de ensino e campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) enviaram na terça-feira, dia 1º, um ofício à Pró-Reitoria de Administração (Proad) cobrando explicações sobre a instabilidade no abastecimento de insumos para os banheiros. No documento, eles afirmam que, desde o início do semestre letivo, a UFSC tem sofrido com a irregularidade no fornecimento de papel toalha e papel higiênico para os banheiros. Segundo a Proad, a empresa responsável pelo serviço está passando por recuperação judicial, o que impacta nas entregas.

O ofício foi uma iniciativa da direção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Fábio Lopes da Silva, diretor da unidade, conta que os insumos chegam de forma esparsa, em quantidade insuficiente, e que as reservas se esgotam rapidamente. Ele acrescenta que os problemas de abastecimento de papel higiênico e toalha para os banheiros aconteciam às vezes no passado, mas se tornaram rotina neste semestre.

Lopes critica a falta de contratos essenciais ao bem-estar das pessoas na instituição. “Quando certos contratos finalmente são celebrados, os custos da operação contratada já se elevam a níveis impraticáveis, uma vez que, com a passagem do tempo, o número de equipamentos a serem reparados ou substituídos naquela rubrica não para de crescer. E, por fim, mesmo quando o contrato está há muito tempo vigente, o serviço muitas vezes não é prestado, sabe-se lá por quê. É o que acontece com esse contrato”, explica.

A professora Carolina Bahia, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), relata que foram dois episódios de falta de papel toalha e de papel higiênico: um na primeira semana de aula e outro na semana passada.

“O problema iniciou este ano. No recesso, recebi a informação das terceirizadas da limpeza de que estavam faltando alguns produtos, mas o problema com os papeis toalha e higiênico começaram este mês. Os impactos são enormes, gerando um desconforto generalizado para a comunidade acadêmica do centro e um problema político para a direção, pois, no geral, as pessoas não diferenciam o que é atribuição do centro e o que é responsabilidade da administração central”, completa a diretora do CCJ.

Além de Lopes e Bahia, assinam o documento Rui Prediger, Marlene Grade, Diego Greff, Michel Saad, Alex Degan, Luiz Guilherme Guglielmo, Luiz Augusto dos Santos Madureira, Fabricio de Souza Neves, Hamilton de Godoy, Adriano Peres, Sergio Peters e Guilherme Delben.

Ofício enviado pelos diretores:

Em resposta ao ofício, o pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Junior, respondeu na manhã desta quinta-feira, dia 3, que a Proad está ciente “da queda na qualidade dos serviços prestados pela empresa responsável pelo fornecimento de materiais, especialmente neste último mês”. Ele afirma que a empresa está em processo de recuperação judicial e “este parece ser o motivo para não estar cumprindo com as entregas de forma adequada”. A Proad ainda publicou um comunicado endereçado à comunidade universitária sobre a situação.

O pró-reitor destaca que uma nova licitação será feita, visto que o contrato atual está perto de encerrar, e o processo seguirá nos próximos dias para a confecção de edital e análise jurídica. Segundo Michereff, a empresa alega que vem realizando a entrega, mas existem notificações de seus próprios funcionários de que o material não é o suficiente. “Estas alegações serão analisadas por meio do processo administrativo instaurado”, afirma Michereff.

Confira a nota do pró-reitor aos diretores na íntegra

“Estamos cientes da queda na qualidade dos serviços prestados pela empresa responsável pelo fornecimento de materiais, especialmente neste último mês. A empresa está em processo de recuperação judicial, parece ser este o motivo de não estar cumprindo com as entregas de forma adequada.

Temos mantido contato diariamente com a empresa para buscar soluções. Eles alegam que os materiais estão sendo enviados conforme solicitado, apresentando fotos e notas fiscais como comprovação. No entanto, ao avaliarmos o volume entregue, percebemos que ele aparenta estar abaixo do necessário. Além disso, a empresa relatou que a falta de um espaço centralizado na UFSC para armazenamento tem dificultado a logística. Para mitigar esse problema, estamos buscando uma nova sala para essa finalidade e devemos definir um espaço na próxima semana.

Enquanto isso, pedimos que todas as unidades formalizem suas reclamações ao DPC pelo e-mail [email protected]. Isso nos permitirá compilar as informações e anexá-las ao relatório de fiscalização, viabilizando possíveis penalizações à empresa. Ressaltamos que avaliações positivas imprecisas dificultam a aplicação de descontos e outras medidas corretivas. Seguimos acompanhando de perto a situação e manteremos todos informados sobre os próximos desdobramentos.

Esclarecemos que estamos realizando uma nova contratação por meio de licitação. O processo seguirá nos próximos dias para a confecção de edital e análise jurídica.

Imprensa Apufsc