Prêmio Jabuti Acadêmico: Câmara Brasileira do Livro anuncia os dez semifinalistas da 2ª edição

Anúncio foi realizado durante a 77ª Reunião Anual da SBPC

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta segunda-feira, dia 14, os semifinalistas de cada categoria da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. O anúncio foi realizado durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Recife (PE), em mesa-redonda dedicada ao mercado de livros acadêmicos, técnicos e científicos no Brasil. O professor do Centro de Biociências da UFPE e coordenador de Produção Científica da Resiclima, Dr. Ulysses Paulino de Albuquerque, foi um dos integrantes da mesa. A lista completa dos semifinalistas está disponível no site.

Nesta edição, o prêmio recebeu 2.004 inscrições, um reflexo da força e diversidade da produção acadêmica nacional.

A próxima etapa acontece no dia 22 de julho, às 12h, com a divulgação dos cinco finalistas de cada categoria. Já os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Nesta edição, as categorias contempladas estão divididas entre os eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.

Além da lista de semifinalistas, a CBL também divulgou os nomes dos jurados da edição 2025, que já estão disponíveis no site oficial da premiação e o sociólogo José de Souza Martins como Personalidade Acadêmica em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à sua expressiva contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos.

“É uma honra anunciar os semifinalistas da segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Esta é uma iniciativa que reforça o compromisso da Câmara Brasileira do Livro com a valorização do conhecimento e da produção acadêmica no Brasil. Reconhecer essas obras significa incentivar a pesquisa, a ciência e a cultura como pilares para o desenvolvimento do nosso país”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.

Artesanato

“É o momento de parabenizar os semifinalistas, que conseguiram se destacar em suas respectivas áreas com obras relevantes publicadas em 2024. Estamos contentes com a consolidação de um novo Prêmio que destaca a produção acadêmica e científica no Brasil”, comenta Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, com o objetivo de valorizar a excelência editorial e ampliar a visibilidade de autores e editores que atuam nesses segmentos. Os autores vencedores recebem a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil, e as editoras das obras premiadas também recebem a estatueta.

A mesa de anúncio dos semifinalistas contou com a participação de Sevani Matos, presidente da CBL, além de Debora Fogel (UFRJ), Jézio Hernani Bomfim Gutierre (Unesp), Ulysses Paulino de Albuquerque (UFPE) e mediação de Marilene Correa (UFAM), em um debate sobre os desafios e avanços da produção editorial acadêmica no Brasil.

A lista completa dos semifinalistas e jurados pode ser consultada em: https://www.premiojabuti.com.br/academico/

Fonte: Jornal da Ciência