Diretor fala sobre os principais obstáculos que a região das Américas vive hoje e aponta os principais desafios para os próximos anos
Com quase 123 anos de história, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é a agência internacional de saúde mais antiga do mundo. A partir de 1949, passou a atuar também como escritório regional para as Américas da recém-criada Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, em mais de um século de atuação, apenas dois diretores vieram do segundo país mais populoso da região: o Brasil.
Pernambucano, doutor em Saúde Pública e ex-diretor da Anvisa, Jarbas Barbosa exerceu diferentes cargos em secretarias e no Ministério da Saúde até, em setembro de 2022, ser eleito para comandar a Opas. Quase três anos depois, ele chama atenção para os novos desafios que a região enfrenta e a necessidade incorporar as lições da Covid: “Estamos melhor preparados para uma próxima pandemia, mas como não sabemos onde vai começar, a capacidade nacional é a única maneira de identificar rápido e conseguir conter ou minimizar a disseminação na fonte. Fortalecer isso e, ao mesmo tempo, a governança regional e global é a chave.”
Em entrevista ao Globo, o diretor da Opas falou sobre os principais obstáculos que a região das Américas vive hoje, como a expansão da dengue e o avanço de doenças crônicas não transmissíveis, e apontou os principais desafios para o futuro.
Leia na íntegra: O Globo
