Este ano, evento ocorre em Florianópolis, entre esta quarta-feira e sábado
O VI Seminário de Comunicação abriu o XXI Encontro Nacional do Proifes-Federação na manhã desta quarta-feira, dia 30, em Florianópolis. A equipe interna de comunicação da Apufsc-Sindical participou do evento. Coordenado pela Diretoria de Comunicação do Proifes, o seminário reuniu comunicadores, dirigentes sindicais e especialistas para debater a temática “Comunicação sindical na era da Inteligência Artificial”. Os palestrantes foram as professoras Ana Karin Nunes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bárbara Coelho, da Federal da Bahia (UFBA), e o jornalista Leandro Fortes, que passou por grandes jornais do Brasil, foi chefe da Agência Brasil e coordenou as redes sociais do Partido dos Trabalhos na campanha de 2014.

O presidente do Proifes, Wellington Duarte, abriu o seminário destacando o papel fundamental da comunicação como ferramenta de resistência e mobilização.
“A comunicação é um instrumento de luta. Este encontro é, acima de tudo, um ato de resistência frente aos desafios impostos à nossa organização sindical”, afirmou.
A primeira palestra foi da professora Ana Karin, diretora de comunicação da Adufrgs. Ela chamou atenção para a necessidade de encarar a comunicação como um campo científico: “O exercício do poder também se dá pela comunicação, que precisa ser compreendida em sua dimensão estratégica e científica”. Eça também apresentou dados da Pesquisa Digital 2025, destacando a urgência de posicionar a comunicação sindical de forma eficaz nas redes sociais e sugerindo estratégias para o uso mais assertivo da inteligência artificial no cotidiano das entidades.
Na sequência, o jornalista e professor Leandro Fortes fez uma reflexão sobre as transformações no jornalismo e os impactos da era digital nas rotinas de produção de conteúdo. “Vivemos uma revolução que alterou profundamente as redações e a maneira como nos comunicamos com o público. Em meio a esse cenário, o jornalismo continua sendo essencial para combater a desinformação e fortalecer a democracia”, pontuou. Fortes também defendeu a necessidade de uma maior integração entre a comunicação do Proifes e seus sindicatos federados, para garantir o fortalecimento da entidade.
Em seguida, a vice-presidenta da Apub e especialista em inteligência artificial, Bárbara Coelho, falou sobre o impacto da IA no mercado de trabalho e nas rotinas de produção de conteúdo. Sua fala reforçou a necessidade de capacitação contínua e adaptação das ferramentas de comunicação sindical frente aos avanços tecnológicos.
Ao final das exposições, os participantes construíram propostas para aprimorar as políticas de comunicação do Proifes e dos sindicatos federados. O objetivo é fortalecer a presença sindical nos meios digitais, promover maior engajamento das bases e enfrentar os desafios impostos pela desinformação e pelas novas dinâmicas da comunicação.
Encerrando o seminário, o diretor de comunicação do Proifes, Jailson Alves, destacou que as discussões darão origem a um documento estratégico. “Deste encontro nascerá um texto que será levado ao nosso Conselho Deliberativo. Este documento será fundamental para nortear as futuras ações de comunicação da Federação”, destacou.
Fonte: Proifes-Federação
