Na última sexta-feira, dia 19, nos reunimos novamente com a Reitoria para tratar do problema da autorização para a demolição e do termo de cessão do espaço Flor do Campus. Estiveram presentes membros da Diretoria, o advogado da Apufsc, o reitor, membros do gabinete, o pró-reitor em exercício da Pró-Reitoria de Administração (Proad), a diretora da Proad responsável pelos contratos, o prefeito do campus e o procurador federal. Depois de se aventar algumas alternativas jurídicas e administrativas para a etapa de demolição da edificação lá existente (com cerca de 512m2), se concluiu que a opção mais adequada é o termo de cessão. Concordou-se em fazer isso o mais rápido possível, incluindo, entre outros aspectos, o tempo de cessão (35 anos) e a imperativa necessidade de definir o valor estimado da nova edificação, já que existe a possibilidade legal de algum ajuste posterior nesse valor. Essas duas informações são requisitos importantes, considerando o abatimento, ao longo do tempo, do valor da edificação como compensação onerosa ao uso do espaço público.
A Diretoria, considerando estudos prospectivos anteriores para a ocupação do espaço Flor do Campus, das necessidades administrativas ao melhor funcionamento do sindicato e das demandas históricas dos filiados e filiadas, estimou a edificação da nova sede com uma área construída em torno de 1.000 m2 (área interna) em dois andares (térreo e andar superior). Essa área abrigaria, nos espaços internos: auditórios (conjugado com salão de festas), salas administrativas e de Diretoria, recepção, banheiros, elevador, escadas, sala de imprensa, salas de advogados, cozinha e espaço gourmet, salas para atividades de aposentados, espaço saúde, almoxarifado e área externa de churrasqueiras (incluindo banheiros e vestiários). Em contato preliminar com duas empresas de construção, do tipo chave-na-mão, estimou-se um valor de R$ 5,5 milhões. Essas estimativas iniciais incluem todos os estudos preliminares à obra, como da demolição, dos vários projetos e da construção da nova edificação. Definir esse valor é importante para o termo de cessão, que posteriormente pode ser ajustado (por termo aditivo ou apostilamento).
A Reitoria (por meio da Proad) apresentará uma minuta do termo de cessão na próxima sexta-feira, dia 26, a qual será analisada pela Diretoria e advogados da Apufsc.
Já a obra da sede transitória segue em ritmo bom, com previsão de finalização para segunda metade do mês de outubro. Isto possibilitará que a festa do Dia do Professor e Professora já aconteça no espaço do Flor do Campus.
Seguiremos mantendo a categoria informada.
Diretoria da Apufsc-Sindical
