Dirce Waltrick do Amarante é docente do curso de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Literatura
A professora Dirce Waltrick do Amarante, do curso de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma das semifinalistas do Prêmio Jabuti, maior reconhecimento nacional na área de literatura.
A professora concorre ao prêmio na categoria tradução por ter organizado e traduzido a obra A palavra e o fio, da ativista chilena Cecilia Vicuña. O livro foi publicado em 2024, pela Editora Iluminuras. Os semifinalistas da premiação foram anunciados nesta quinta-feira, dia 25, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Dirce já recebeu o Prêmio Jabuti em 2023, também por trabalho de tradução. Naquele ano, a professora foi premiada pela versão brasileira de Finnegans Wake do escritor irlandês James Joyce. O trabalho foi feito pelo Coletivo Finnegans, sob orientação de Dirce. A professora também leciona na Pós-Graduação em Tradução da Universidade de Brasília (UnB).
Dirce está agora entre os 10 semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria tradução. Ao todo, há 23 categorias divididas em quatro eixos nesta que é a 67ª edição do prêmio: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial (que abrange a categoria tradução) e Inovação. Haverá ainda premiação para o Livro do Ano, conforme a CBL. Os premiados serão conhecidos na cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti, marcada para 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em um evento exclusivo para convidados.
Fonte: Notícias UFSC
