Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público convoca ato contra a Reforma Administrativa

Mobilização acontece nesta quarta-feira, dia 1°, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público realiza nesta quarta-feira, dia 1°, uma mobilização contra o projeto da Reforma Administrativa. O ato tem início a partir das 13h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília, com transmissão ao vivo no YouTube pelo canal da deputada federal Professora Luciene Cavalcante.

A manifestação faz parte de uma série de atos contra o projeto, visto como uma ameaça e tentativa de desmonte do funcionalismo público no país. A Frente Parlamentar tem se posicionado contra a Reforma desde o início das discussões, junto com entidades sindicais representativas do serviço público, como o Proifes-Federação.

Segundo o relator do texto, deputado Pedro Paulo, a proposta deve ser apresentada ainda nesta semana. Entre alguns dos principais pontos adiantados por ele, estão a criação de uma tabela única de remuneração, o estabelecimento da progressão baseada em desempenho, com avaliações periódicas dos servidores, inclusão de bônus por resultado e de um 14° salário condicionado ao cumprimento de metas, bem como a criação de um cadastro nacional para a contratação de temporários.

As principais críticas das entidades sindicais estão relacionadas ao fim da estabilidade para servidores públicos, ao enfraquecimento dos concursos públicos e consequente incentivo ao apadrinhamento político, a extinção de carreiras típicas do Estado, a limitação do direito de greve com imposição de avaliações de desempenho punitivas, além da criação de vínculos por prazo determinado.

Imprensa Apufsc