Três em cada 10 municípios de SC pagam menos que piso do magistério a professores, diz estudo

Anuário Brasileiro da Educação Básica mostra Estado fora da lista dos 10 com maiores percentuais de cumprimento do piso

Três em cada 10 municípios de Santa Catarina pagam salários abaixo do Piso Nacional do Magistério para os professores. O dado faz parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, divulgado nesta semana pelo instituto Todos pela Educação.

Segundo o estudo, 70,4% das cidades catarinenses pagaram valores iguais ou superiores ao piso aos educadores contratados em 2023, ano de referência do levantamento, mas o restante permanecia abaixo. A comparação leva em conta professores com contratos de 40 horas semanais de trabalho. Naquele ano, o Piso do Magistério era de R$ 4,4 mil. Atualmente, o valor é de R$ 4,8 mil.

O percentual de municípios no Estado é ligeiramente superior ao registrado no país, onde 68,5% das cidades pagavam acima do piso em 2023. Apesar disso, na comparação com os demais Estados, SC é apenas o 11º com o maior percentual de municípios que atendiam ao valor mínimo recomendado aos educadores. Dos 11 estados com mais cidades que cumprem o piso, oito ficam nas regiões Norte e Nordeste. O Ceará puxava a lista, com 98,1% dos municípios pagando mais do que o piso aos educadores.

Leia na íntegra: NSC