Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 8, a partir das 18h30, no auditório do Bloco E do CFH
A Apufsc-Sindical e o Instituto Humaniza Santa Catarina realizam nova sessão do Ciclo de Debates sobre produção audiovisual, neoliberalismo e direitos humanos com a exibição do documentário “Trilha Sonora para um Golpe de Estado”, de Johan Grimonprez. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 8, a partir das 18h30, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC).
Para debater a produção, foi convidado Alex Brandão Ribeiro, bacharel em Cinema e mestrando em História pela UFSC. A mediação será feita pela diretora de Promoções Sociais, Culturais e Científicas da Apufsc, Glaucia Dias da Costa.
Sinopse do documentário
Música e política se misturam nesse documentário sobre o processo de descolonização do Congo. Trilha Sonora para um Golpe de Estado reconstitui os últimos meses antes de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente do Congo, ser assassinado em 1961. Em protesto, os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadem o Conselho de Segurança da ONU. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong é enviado para o país como uma cortina de fumaça dos planos norte-americanos de depor Patrice. É a partir desse episódio, um bom representante das conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz, que o diretor Johan Grimonprez traz o panorama das artimanhas políticas que incendiaram o contexto internacional da época. Marcado pela Guerra Fria, pelo movimento de independência pan-africanista, pelas mudanças no quadro de poder das Nações Unidas e pelas lutas por direitos civis nos EUA, o século XX e suas revoluções são o mote para um documentário ávido em entender os dilemas de uma história em disputa.

Imprensa Apufsc
