UFSC é a sexta instituição com mais cursos cinco estrelas em guia nacional de universidades

Dos 85 cursos analisados na UFSC, 31 receberam a nota máxima

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece em sexto lugar no ranking de instituições de ensino superior públicas com mais cursos de graduação cinco estrelas no Guia da Faculdade, do Estadão. Dos 85 cursos analisados na UFSC, 31 receberam a nota máxima. A avaliação foi divulgada no último domingo, dia 2.

Ficaram nas primeiras colocações, respectivamente, a Universidade de São Paulo (USP), com 123 cursos cinco estrelas; a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com 67; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 53; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 38; e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com 32. No sexto lugar, ao lado da UFSC, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Quando considerado o resultado proporcional, ou seja, a relação entre o número de cursos cinco estrelas e o total de graduações avaliadas em cada universidade, a UFSC passa para o décimo lugar, com 36% dos cursos com nota máxima. Entre os cursos melhor colocados estão Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Relações Internacionais e Pedagogia, por exemplo.

Confira a nota dos cursos da UFSC avaliados:

Sobre o Guia de Faculdade

Neste ano, o Guia avaliou mais de 22 mil graduações públicas e privadas em todo o Brasil. Os cursos ranqueados são informados pelas próprias instituições de ensino superior e precisam estar com vagas abertas e ter, pelo menos, uma turma de alunos formados. A UFSC, por exemplo, conta com mais de 100 graduações, embora só 85 tenham sido avaliadas.

As notas levam em consideração três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Elas são atribuídas por coordenadores e professores do ensino superior cadastrados voluntariamente como avaliadores. Cada curso é analisado por seis profissionais com áreas de formação correlatas à graduação em que atuam, preferencialmente, em instituições localizadas na mesma região do país.

A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas, e o resultado final corresponde à média das notas intermediárias restantes. Para a nota geral, o valor numérico de 2025 (com peso 3) é somado ao de 2024 (peso 2) e ao de 2023 (peso 1).

O Guia da Faculdade é elaborado pelo Estadão em parceria com a Quero Educação e o Senac, com patrocínio da Faculdade Eseg, da Faap e da Fia School.

Imprensa Apufsc