Em apenas 15 dias, cerca de 70 mil pessoas participaram da consulta, sendo 96% totalmente contrárias à proposta
Desde o final de outubro, quando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, que trata da Reforma Administrativa, foi protocolada na Câmara dos Deputados, está disponível uma enquete para que a sociedade opine sobre o assunto. Sob o falso discurso de modernização do Estado, a PEC 38 representa um grave ataque aos serviços públicos e a quem deles depende.
O descontentamento da população com a Reforma Administrativa é visível na enquete da Câmara. Em apenas 15 dias, cerca de 70 mil pessoas participaram da consulta, sendo 96% totalmente contrárias à proposta. A enquete já é a mais comentada da seção e a segunda mais votada dos últimos seis meses.
A Apufsc-Sindical está mobilizada, junto com o Proifes-Federação, contra a Reforma Administrativa, que inclui uma PEC, um Projeto de Lei Complementar (PLP) e um Projeto de Lei (PL). Como parte dessa mobilização, o sindicato vem promovendo debates, participando de atos nacionais e lançou uma ferramenta online para pressionar os parlamentares catarinenses a se posicionarem contra a proposta.
Por que votar contra a PEC 38?
Elaborada por um grupo de parlamentares ligados ao empresariado, a PEC 38 retoma o conteúdo da antiga PEC 32/2020, do governo Bolsonaro, e reapresenta o mesmo projeto de desmonte do Estado, agora com nova roupagem.
O texto retira direitos históricos dos servidores, fere o pacto federativo e fragiliza a estabilidade – pilares fundamentais para garantir um serviço público profissional e protegido de interferências políticas. Entre os retrocessos, a proposta retira a autonomia de estados e municípios, permite perseguição política e corte de cargos por decreto, fragiliza carreiras e estabilidade, incentiva terceirizações e reduz concursos públicos.
Além disso, ameaça a Previdência dos servidores, com a possibilidade de extinção gradual do Regime Próprio (RPPS) e quebra da paridade entre ativos e aposentados.
::: Leia mais sobre a Reforma Administrativa
Veja como votar
- Acesse a página da enquete sobre a PEC 38/2025 no site da Câmara dos Deputados, neste link;
- Selecione “discordo totalmente” e clique em “votar”;
- Faça login com a sua conta gov.br;
- Após eventuais atualizações de conta, clique em “confirmar” o voto;
- Caso deseje deixar um comentário depois de votar, role até o final da página e selecione “cite pontos positivos e negativos”.



Imprensa Apufsc
