Finalmente foi assinado o Termo de Cessão da área Flor do Campus para a construção da sede definitiva da Apufsc. Também foi autorizada a demolição da edificação antiga existente na área, o que permite agilizar o início da obra.
Como amplamente divulgado nos boletins anteriores, as tratativas se iniciaram em 22 de agosto após a definição da categoria (em três AGEs) pela ida do sindicato para a nova área, considerando a decisão da Reitoria em demolir nossa sede histórica.
Assim, foram 120 dias de idas-e-vindas para superar toda sorte de obstáculos burocráticos, exigências legais e procedimentos administrativos por parte de órgãos da Reitoria. A cada reunião, novas informações e exigências surgiam e pendências não resolvidas se acumulavam. De nossa parte, sempre cumprimos com os acordos e as exigências legais, buscando sempre zelar pelo interesse da categoria.
O processo de finalização somente se concretizou quando, na última semana, deixamos claro que se não fossem resolvidas as últimas pendências – já apontadas há algum tempo -, seríamos forçados a oficializar nosso desinteresse pela área e retornaríamos à sede histórica.
O saldo desse conturbado e cansativo processo foi o comprometimento do prazo para conclusão da edificação, previsto para o final de agosto de 2026.
Na próxima semana iremos assinar o contrato com a empresa para darmos início da obra.
Como somos educados, agradecemos os envolvidos com a finalização do processo de assinatura do Termo de Cessão. Externamos especial agradecimentos ao Procurador Federal junto à UFSC e ao nosso assessor jurídico, Dr. Herlon Teixeira.
Manteremos a categoria informada sobre os próximos passos.
Diretoria da Apufsc
