Pesquisador brasileiro cria algoritmo que detecta fraudes em artigos científicos

Ferramenta é treinada para detectar manipulações de imagens, conteúdo visual feito por IA, plágio ou reuso de imagem, destaca o Estadão

Em parceria com instituições estrangeiras e com acesso a um banco de dados da Retraction Watch, uma entidade internacional que reúne dados de artigos científicos retratados, João Phillipe Cardenuto desenvolveu um algoritmo capaz de identificar fraudes em artigos científicos. Esta área de pesquisa é chamada de ciência forense.

O trabalho pioneiro da pesquisadora holandesa Elisabeth Bik foi uma das inspirações para o grupo do qual o pesquisador faz parte, o Laboratório de Inteligência Artificial (Recod.ai), do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre os problemas que a ferramenta é treinada para detectar estão duplicatas e manipulações de imagens, conteúdo visual feito por inteligência artificial, plágio ou reuso de imagem, além de material usado em “fábricas de artigos” (paper mills, em inglês). “Estamos falando de milhares de artigos publicados dessa forma, em que organizações possivelmente criminosas vendem a autoria para grupos distintos”, diz Cardenuto.

Leia na íntegra: Estadão