Estudante da UFSC integra lista de jovens líderes do Fórum Econômico Mundial

Trajetória acadêmica e educacional abrange temas como mudanças climáticas, justiça climática e a participação de comunidades historicamente marginalizadas

Estudante de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Felipe Cordeiro Serigheli está entre as 20 lideranças emergentes com menos de 30 anos ligadas à comunidade do Fórum Econômico Mundial (FEM) na lista Future20. O reconhecimento está relacionado à participação no Annual Meeting of Global Future Leaders 2026, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 13 a 15 de outubro.

O evento, organizado pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos e pelo FEM, reuniu mais de 700 líderes e especialistas dos setores governamental, empresarial, acadêmico, esportivo e cultural. A participação de Luiz no encontro proporcionou diálogos com essas lideranças emergentes de diferentes países sobre tecnologia, governança, diversidade e os desafios envolvidos na construção de futuros mais justos e sustentáveis.

Natural de Videira, interior de Santa Catarina, Luiz tem bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSC. Durante o mestrado em Ecologia, desenvolveu uma pesquisa sobre os efeitos da invasão de uma planta exótica nas interações entre abelhas e plantas nativas em áreas de restinga de Florianópolis. O estudo contribui para a compreensão dos impactos de espécies invasoras sobre as relações ecológicas e a conservação da biodiversidade. 

Atualmente, sua trajetória acadêmica e educacional abrange temas como mudanças climáticas, justiça climática e a participação de comunidades historicamente marginalizadas, incluindo a comunidade LGBTQIAPN+, na construção de soluções socioambientais. 

Segundo Luiz, o reconhecimento representa uma oportunidade de ampliar a visibilidade da ciência desenvolvida na UFSC e no Brasil, levando perspectivas da pesquisa ecológica, da conservação da biodiversidade e da justiça climática a espaços internacionais de diálogo e tomada de decisão.

Fonte: Notícias UFSC