• Área do filiado/a
  • Filie-se
  • Política de Privacidade
  • Item do menu
  • Item do menu
  • Item do menu
Apufsc-Sindical
  • Entidade
    • Quem somos
    • História da Apufsc
    • Estatuto
    • Diretoria
    • Prestação de contas
    • Conselhos
    • Reuniões do CR
    • Assembleias Gerais
    • Equipe
    • Área do filiado/a
  • Benefícios
    • Atendimento jurídico
    • Nossos convênios
    • Sesc e Senac
    • Unimed e Uniodonto
  • Jurídico
    • Atendimento
    • Notícias do Jurídico
    • Liberações Judiciais
    • Ações
  • Imprensa
    • Notícias
    • Na Mídia
    • Informes e Avisos
    • Diretrizes éticas e editoriais
    • Opiniões
    • Boletins
    • Revista Plural
    • Informativos
    • Publicações
    • TV Apufsc
    • Contatos Imprensa
  • Aposentados
  • Convênios
  • Atendimento
  • Ouvidoria
InícioImprensaNa MídiaUFSCAssistente social da UFSC participa de Fórum da ONU e destaca papel das ações afirmativas nas universidades

Assistente social da UFSC participa de Fórum da ONU e destaca papel das ações afirmativas nas universidades

08/11/2023 UFSC

Evento discutiu temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação na promoção dos direitos humanos

Assistente social na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Proafe/UFSC), Elisani Bastos participou Fórum Social 2023, organizado pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR, na sigla em inglês), representando a UFSC. O Fórum Social 2023, que celebrou sua 15ª edição, foi realizado na última quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, e reuniu acadêmicos, ativistas e especialistas de diversas áreas. Este ano, o evento teve como tema a contribuição da ciência, tecnologia e inovação para a promoção dos direitos humanos, em particular no contexto de recuperação pós-pandêmica.

Elisani Bastos também é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC) e tem uma carreira dedicada às relações de gênero e direitos humanos. Durante sua intervenção, ao participar do painel “A Contribuição da Ciência, Tecnologia e Inovação na promoção da Equidade e Não-discriminação”, Elisani compartilhou sua visão e experiência sobre como as universidades podem desempenhar um papel fundamental na promoção dos direitos humanos por meio de ações afirmativas e políticas de equidade.

“As universidades representam potencial para as mudanças que precisamos e discutimos aqui, seja na produção de conhecimento, ciência, tecnologia e educação, bem como para inspirar outros setores e nações a seguirem o exemplo”, disse, enfatizando a importância do papel das universidades como agentes de mudança global.

A contribuição da assistente social faz referência ao relato de sua experiência profissional, junto à equipe multiprofissional da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero que, ao longo deste ano, tem se dedicado a construção da Campanha Institucional UFSC Contra o Assédio Sexual e ao Grupo de Trabalho que está elaborando a minuta da Política Institucional de Equidade de Gênero da UFSC.

A pesquisadora e assistente social ficou satisfeita com a participação no evento: “Foi uma oportunidade singular que permitiu identificar as principais tendências na agenda dos direitos humanos, além de vivenciar o compartilhamento de boas práticas em ciência, tecnologia e inovação. Nestes dois dias de evento, foi possível ampliar nossos horizontes para estabelecer parcerias e fortalecer nossa reputação acadêmica e institucional a nível internacional”. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser acessado no repositório das Nações Unidas.

Fonte: Notícias UFSC

Anterior

Em plenária, São José, Palhoça e Florianópolis discutem o eixo IV da Conae 2024

Próximo

Historiador Mário Maestri fala sobre historiografia da escravidão no Brasil em conferência na UFSC

Últimas

  • UFSC e entidades empresariais devem fazer parceria para obras de revitalização e manutenção no campus Trindade
    20/08/2026
  • Fundo para línguas indígenas é aprovado em comissão da Câmara dos Deputados
    20/08/2026
  • Comissão da Câmara aprova inclusão de inteligência artificial na Política Nacional de Educação Digital
    20/08/2026
  • Ensino integral acelera aprendizado de estudantes vulneráveis, revelam dados
    20/08/2026
  • STJ libera sanções do MEC contra cursos de medicina mal avaliados no Enamed
    20/08/2026
  • UFSC Curitibanos promove programação cultural de integração entre Brasil e Japão
    20/08/2026
  • Participe da pesquisa sobre modos de deslocamento utilizados pela comunidade universitária da UFSC
    19/08/2026
  • CCJ Comisões Câmara dos Deputados. Créditos: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
    Presidente do Senado assina despacho e PEC do fim da escala 6×1 vai para a CCJ
    19/08/2026
  • Livros da EdUFSC têm 50% de desconto até o fim de agosto
    19/08/2026
  • Comissão da Câmara aprova exigência de profissional com conhecimento em Libras nas escolas
    19/08/2026

Apufsc-Sindical
Sindicato dos Professores
das Universidades Federais de Santa Catarina
CNPJ 83.051.920/0001-66

Filiação nacional:

Sede Max & Flora
Rua Lauro Linhares 2055
Torre Max – Sala 901
Trindade – Florianópolis – SC
CEP: 88036-003
Segunda a sexta, das 8h às 17h
(48) 3234-2844 e 3234-5216
Whatsapp: (48) 99944-0103

Sede Campus
Flor do Campus (ao lado do NDI)
Trindade – Florianópolis – SC
CEP: 88040-970
Segunda a sexta, das 8h às 18h
(48) 3234-3187

Jurídico
Whatsapp: (48) 99974-0124

© APUFSC Sindical | Powered by: Plat.Co