Historiador Mário Maestri fala sobre historiografia da escravidão no Brasil em conferência na UFSC

Evento acontece nesta quarta-feira no Centro Socioecômico

O historiador Mário Maestri, autor de obras sobre a história brasileira, falará em uma conferência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o título “Historiografia da escravidão no Brasil”. A palestra será nesta quarta-feira, dia 8, às 18h30, no mini auditório do Departamento de Ciências da Administração, sala D117, do Centro Socieconômico, no campus de Florianópolis. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Latino-americanos (Iela).

O conteúdo do seu mais recente livro, “Filhos de Cã, Filhos de Cão – o trabalhador escravizado na historiografia brasileira – Ensaio de interpretação marxista”, será o tema do debate. 

Militante político durante a ditadura militar, Maestri foi preso, julgado e absolvido, indo então para o Chile, onde militou no MIR e participou da resistência ao golpe de 1973. Com a consolidação do golpe no Chile, ele viajou para o México e depois para a Bélgica, onde finalizou sua graduação no Centro de História da África da Universidade Católica de Lovaina.

O conferencista fez mestrado defendendo o tema da África negra pré-colonial, e seu doutorado tratou da escravidão colonial no Rio Grande do Sul, trabalho pioneiro focando na resistência do trabalhador escravizado no Sul do Brasil. Seu orientador nos dois trabalhos foi o africanista Jean-Luc Vellut. Mário Maestri atualmente vive na Itália, e segue ativo na pesquisa e na escrita.

Fonte: Notícias UFSC