Alteração na Constituição demanda mais esforço no Congresso, mas apoio de governadores e prefeitos deve ajudar em eventual aprovação, segundo o Poder 360
O governo avalia encaminhar ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para mudar as regras dos repasses da União para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e para unificar os pisos da saúde e da educação.
As duas medidas eram consideradas no pacote das medidas para compensar as alterações que serão feitas no decreto que aumentou a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Não houve acordo, porém, para incluir o Fundeb no rol de propostas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite de domingo, dia 8. Ele se reuniu com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e com líderes de partidos do Congresso. A questão sobre os pisos da educação e da saúde não chegou a ser discutida.
Leia na íntegra: Poder 360
