A exposição ficará no hall da Reitoria da UFSC até quarta-feira, dia 25
A Diretoria da Apufsc-Sindical inaugurou na noite desta terça-feira, dia 17, a exposição histórica e fotográfica “Apufsc 50 anos”. A mostra itinerante faz parte de uma série de atividades comemorativas pelo aniversário do sindicato. A exposição ficará no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) até quarta-feira, dia 25, e depois seguirá para os campi da UFSC no interior, retornando a Florianópolis em novembro.



Para Glaucia Dias, diretora de Promoções Sociais, Culturais e Científicas da Apufsc, a exposição, que tem a curadoria da museóloga Lúcia Valente, é “uma tentativa muito feliz de materializar a longa história do nosso sindicato”. Entre as atividades previstas para os 50 anos da Apufsc, Glaucia classificou a exposição como uma das mais significativas, pois “aposta na perenidade da memória”.
“É um encontro com o passado e com o presente que se materializa nos belos painéis aqui montados. Encontro de ideias, por vezes conflitantes, mas que se estabelecem e se estabeleceram em um ambiente republicano e democrático que a Apufsc sempre defendeu. Encontro de gerações, as que construíram esse sindicato e as que continuam lutando por ele, e as culturas, que, apesar das mazelas da nossa época, temos fé que continuarão na luta”, disse Glaucia.
O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, destacou que a história do sindicato se confunde com a história da UFSC e que, apesar da previsão de demolição da sede da entidade pela Administração Central, a Apufsc seguirá firme. “Estamos convictos de que o sindicato é o meio de defesa da universidade, da carreira, dos salários e das condições de trabalho.” Ele ressaltou ainda que todos os docentes, jovens ou antigos, são parte dessa trajetória, que será celebrada com uma festa de aniversário no dia 28 de junho, no Sintufsc.
Em sua fala, Glaucia aproveitou para dedicar a exposição a professores que fizeram parte da história do sindicato e que já não estão mais aqui. Em nome da professora Mara Lago, uma das fundadoras da Apufsc, que faleceu recentemente, ela homenageou outros filiados e ex-presidentes, como o professor Hamilton Nazareno Schaefer, primeiro presidente da Apufsc, Oswaldo Oliveira Maciel, Raul Güenther, Hamilton Carvalho de Abreu, Luiz Henrique Verani e Milton Muniz.




Sobre a exposição
A exposição histórica reúne fotos, documentos, revistas, boletins e jornais que contam a história da Apufsc, desde a sua fundação, em 1975, até o presente. Segundo a curadora e museóloga, Lúcia Valente, “a síntese mostrada revela como os tempos mudam, as pessoas se sucedem, as instituições evoluem e, no caso da Apufsc, a luta continua”.
O trabalho contou com o apoio do jornalista César Valente e da equipe de Comunicação da Apufsc-Sindical. Além disso, a estudante de jornalismo Clara Spessatto e a jornalista Stefani Ceolla auxiliaram na pesquisa dos documentos.
A exposição foi concebida para ser sustentável, segundo Lúcia. Por esse motivo, as armações foram fabricadas em pinos que vão poderão ser reaproveitadas em outros momentos e as sublimações são em tecido, substituindo o uso de plástico.
Confira mais fotos







Karol Bernardi
Imprensa Apufsc
