Dinheiro de dívida dos estados será investido na educação profissional

O objetivo do Programa Juros por Educação é uma iniciativa que visa aumentar o número de matrículas na educação profissional, destaca o Metrópoles

O programa Juros por Educação permite que estados brasileiros utilizem recursos da dívida para a educação profissional e tecnológica (EPT). A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e permite que estados e Distrito Federal renegociem suas dívidas com a União para investimentos em áreas estratégicas.

O objetivo é 3,3 milhões de novas vagas, sendo 2,6 milhões em cursos técnicos articulados ao ensino médio, em busca de atingir as metas previstas no Projeto de Lei no 2.614/2024, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos.

A proposta principal do projeto é estimular os estados a investirem na oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, incluindo nas modalidades de educação de jovens e adultos (EJA) e em cursos técnicos na forma subsequente.

Leia na íntegra: Metrópoles