Homenagem ocorreu durante eixo que tratou de direitos humanos; leia o texto na íntegra
A delegação da Apufsc-Sindical propôs uma moção em memória do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, durante a mesa que tratou do eixo de direitos humanos, na manhã deste sábado, dia 2, no XXI Encontro Nacional do Proifes-Federação, que ocorre em Florianópolis.
Confira o texto na íntegra, que foi lido pelo presidente da Apufsc, Bebeto Marques:
“Em 2017, no ápice do uso do sistema legal como arma de combate e intimidação, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, foi preso como resultado de uma denúncia absolutamente frágil. Afastado do seu cargo, proibido de entrar na universidade, de se comunicar com seus colegas, o então reitor tornou-se, da noite para o dia, um pária da comunidade acadêmica, levando-o à morte.

Hoje sabemos que todo o processo, da denúncia à execração pública, foi orientado pela rejeição à universidade pública, à diversidade de opiniões, à democracia.
A prisão de Cancellier, além de lamentável e violenta, marcou para sempre não apenas a UFSC, mas toda a sociedade brasileira.
Por isso, o XXI Encontro Nacional do Proifes reitera a necessidade de que, coletivamente, não esqueçamos esse episódio, para nunca voltarmos a repeti-lo!”
Imprensa Apufsc
