Pesquisa mostra o impacto da educação superior na renda e na inserção profissional

Indicador acompanha o desempenho profissional dos concluintes da educação superior. Neste ano, foram 8.843 participantes de 79 instituições

A conclusão do ensino superior aumenta em 81% a renda média dos egressos da faculdade, apontam dados do Indicador Abmes/Simplicity de Empregabilidade (Iase). A pesquisa acompanhou a empregabilidade de 8.843 concluintes do ensino médio e apurou que, até 15 meses após a formatura, 85% dos entrevistados estavam inseridos no mercado de trabalho.

Os dados evidenciam a formação superior como diferencial para renda dos brasileiros. Segundo o indicador, os estudantes que já trabalhavam tiveram aumento de 81% na renda após a formatura, passando de R$ 2.783 para R$ 5.045 em média, e observaram renda 46,5% superior à média nacional. Essa disparidade aumentou significativamente em 2025, comparados aos 26,9% do ano anterior.

O diretor-geral da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (Abmes), Paulo Chanan, explica que o aumento nos salários está interligado ao panorama nacional de valorização da educação superior. E atribui que outros fatores observados pelo Iase, como mais pessoas atuando na área de formação e mais egressos engajados em formação continuada, podem contribuir com o aumento salarial observado.

Leia na íntegra: Correio Braziliense