Evento lança oficialmente o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026, já com inscrições abertas

Inscrições vão até 8 de outubro

Arte de divulgação do vestibular (Foto: UFSC/Divulgação)

O lançamento oficial do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026 foi promovido em evento no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no início da tarde desta quinta-feira, dia 4, em Florianópolis. Estiveram presentes representantes das três instituições de ensino participantes do concurso. Cerca de uma hora após a cerimônia, às 15h, o edital do vestibular, o link para as inscrições e outras informações foram disponibilizadas no site oficial https://vestibularunificado2026.ufsc.br/ As inscrições estão abertas e seguem até as 23h59 de 8 de outubro. Pedidos de isenção deve ser feitos até 26 de setembro.

Também foram lançados outros dois processos seletivos: Vestibular Letras-Libras UFSC e Pedagogia Bilíngue IFSC 2026 e Vestibular Educação do Campo UFSC/IFC 2026.

Compuseram a mesa para o evento o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC), Marcos Baltar; a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro; a chefe de Gabinete do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mayara Pavesi Cabral e Silva, representando o reitor da instituição, Zízimo Moreira Filho; e o coordenador-geral de Ingresso do Instituto Federal Catarinense (IFC), Leandro Severino Nascimento de Oliveira; representando o reitor Rudinei Kock Exterckoter.

Concurso com mais de 6,7 mil vagas

Ao todo, são mais de 6,7 mil vagas em diferentes cursos. Dessas oportunidades de ingresso, 4.533 são para a UFSC; 1.168 para o IFSC, e 991 para o IFC. Durante a apresentação, lembrou-se que a UFSC está lançando um novo curso – o primeiro de tecnólogo na Universidade: Ciência de Dados, com 40 vagas neste vestibular.

O professor Frank Siqueira, que comandava a apresentação das informações pela Coperve/UFSC, mostrou gráficos das três instituições, indicando que o principal objetivo é o aproveitamento das vagas disponíveis para ingresso. Conforme os números apresentados, UFSC, IFSC e IFC têm chegado a essa marca, com mecanismos como a reopção. “Gosto de mostrar isso, que as vagas são preenchidas. Era uma crítica que tínhamos”, pontuou, mais tarde, em sua fala o professor Irineu.

Projeto de vida para os jovens, conforme IFSC

Após a apresentação da Coperve/UFSC, a representante do IFSC, Mayara Pavesi Cabral e Silva, pediu licença para ler uma carta do reitor da instituição, Zízimo Moreira Filho. O texto indicou que o objetivo do IFSC em participar do vestibular unificado não é apenas selecionar candidatos, mas mostrar tudo que as instituições têm a oferecer. “Queremos ser um convite para que os jovens encontrem seu projeto de vida”, dizia parte da carta, que também citava a defesa das instituições públicas, com manutenção de suas gratuidade e qualidade.

O representante do IFC, Leandro Severino Nascimento de Oliveira, reafirmou a “capilaridade” citada pelo professor Baltar, dando exemplo de campi onde a instituição atua. “Nós também crescemos em números de alunos. Queria agradecer a parceria com o IFSC e a UFSC”, concluiu Leandro.

Uma grande “satisfação”, conclui o reitor

Por último, falou o reitor da UFSC, citando a unificação dos concursos vestibulares como um processo que se aperfeiçoa a cada ano. Conforme o professor Irineu, a parceria mostra que a UFSC e os institutos estão voltados para o atendimento de todo o estado.” O reitor lembrou o tempo em que trabalhou como técnico-administrativo no Departamento de Administração Escolar (DAE), responsável pelas matrículas dos alunos ingressantes na UFSC. “Bastava chamar o próximo da lista do vestibular. Hoje, temos várias modalidades de ingresso. “Para a UFSC, isso significa uma Universidade melhor, mais inclusiva”, concluiu o reitor.

Fonte: Notícias UFSC