UFSC divulga nota de esclarecimento à comunidade sobre ameaças no campus

Administração Central e Secretaria de Segurança Institucional afirmam que estão monitorando a situação

Nesta sexta-feira, dia 5, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina relataram a presença de um homem desconhecido, supostamente armado com uma faca, realizando ameaças no campus.

Em nota, a Administração Central da UFSC se manifestou sobre o caso, confira:

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Segurança Institucional (SSI), informa que está acompanhando, desde a última segunda-feira, 1° de setembro, a presença de um cidadão que tem circulado pelo campus da Trindade, em Florianópolis, e arredores.

Esse indivíduo já foi abordado em diferentes ocasiões por equipes da SSI e pela Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC). Em todas as situações, não foi constatada a prática de crime ou comportamento hostil, tampouco a posse de arma.

A Administração Central da UFSC e a SSI permanecem monitorando o caso e estão em contato com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para que, se necessário, sejam acionados os serviços de saúde especializados.

Reiteramos que a Universidade mantém seu compromisso de zelar pela segurança da comunidade universitária e pelo patrimônio público. Orientamos que sejam evitados o compartilhamento e a divulgação de informações não verificadas, que possam gerar pânico ou desinformação.

Para denúncias ou relatos, disponibilizamos os contatos da Secretaria de Segurança Institucional (SSI): (48)3721-9555 e (48)3721-5050.

O Diretório Central Estudantil (DCE) Luís Travassos também publicou, no final da manhã, um comunicado em nota e vídeo sobre a situação:

O DCE está à par da situação do homem que está circulando pela UFSC e, segundo alguns relatos, ameaçando estudantes. Estamos em contato com a Reitoria e cobrando a administração para que a universidade se responsabilize pela segurança e dignidade dos estudantes e encaminhe para os órgãos responsáveis! Neste momento, a Reitoria está esperando a resposta de algumas instituições públicas como CAPS e Bombeiro para ver como pode prosseguir.

Situações como essa mostram a necessidade de lutar por mais iluminação e maior atividade nos espaços da Universidade. Diariamente temos nossa segurança colocada em risco dentro e fora da UFSC, e a universidade precisa desenvolver políticas de prevenção a esses riscos, e também ter um protocolo de como encaminhá-las.

O caso já está sendo amplamente monitorado e, para evitar confusão nesse momento, pedimos que evitem espalhar mensagens que não se tenha certeza da veracidade dos fatos.

Imprensa Apufsc