Projeto que será discutido pelo Congresso prevê ampliação de vagas do concurso unificado para estados e municípios, segundo o Globo
A proposta de Reforma Administrativa que será discutida pelo Congresso deve ampliar as vagas do Concurso Nacional Unificado (CNU). O texto vai alterar regras da gestão pública e estabelecer critérios mais rígidos para as carreiras do funcionalismo.
O texto deve incluir regras gerais para realização de concursos. Entre as mudanças previstas, será a ampliação de vagas do CNU, permitindo que estados e municípios também possam aderir ao certame e ofertar vagas estaduais e municipais. A ideia é reduzir custos para realização de concursos, fortalecer a transparência e unificar os processos seletivos.
O texto ainda não foi apresentado oficialmente pelo relator Pedro Paulo (PSD-RJ), mas o deputado já adiantou medidas que devem estar nos projetos, como o fim da aposentadoria compulsória como punição para juízes, limitação de penduricalhos e teto salarial para funcionários de estatais não dependentes.
Leia na íntegra: O Globo
