Iniciativa fez parte do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizado pelos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede
No último sábado, dia 13, os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando 248 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas da regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
O superintendente estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio Costa, esteve presente no mutirão no HU-UFSC e destacou o papel da iniciativa. “Os hospitais universitários não estão só abrindo as suas portas, estão abrindo as portas para o atendimento e também para a esperança, para o cuidado e para o aconchego a familiares e parentes que buscam há meses, há anos, uma cirurgia”, afirmou.
Atendimentos realizados
Durante a ação, foram ofertados atendimentos nas especialidades de acupuntura, cirurgia micrográfica, radiografia panorâmica, biópsia de mama, ginecologia – patologia cervical, histeroscopia diagnóstica, videonasolaringoscopia, ecodoppler, ultrassonografia pediátrica, cirurgias uroginecológicas, endoscopias, colonoscopias e procedimentos odontológicos. Ao todo, foram realizadas 190 atendimentos, entre cirurgias, exames e procedimentos.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo Rodolfo Amando Schmitz, chefe do Setor de Governança e Estratégia do HU-UFSC, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “O Dia E representou a oferta de mais de 300 procedimentos para o cidadão catarinense, um aumento de aproximadamente 15% em relação à edição anterior. É uma ação de governança que fortalece a assistência, o ensino e a pesquisa”, destacou.
Pela saúde pública
O “Dia E – Ebserh em Ação” é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Daniela Jaqueline dos Santos, de 51 anos, que aguardava desde dezembro de 2023 para a realização de um procedimento. “Aparentemente, pelo sistema, levaria seis anos até eu ser chamada. Recebi com surpresa o agendamento agora, em 2025. É uma sensação de alívio, de parar de sentir dor e de receber qualidade de vida a partir de amanhã”, relatou.
Para a coordenadora de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação da Ebserh, Regina Frazão, a mobilização também foi marcada pelo cuidado no atendimento. “Foi um prazer participar da segunda edição do Dia E com o HU-UFSC. Foi perceptível que tudo foi planejado com cuidado e dedicação, e o resultado foi uma atmosfera clara de acolhimento e segurança que se refletia no semblante tanto dos pacientes quantos dos familiares e acompanhantes que estavam em atendimento”, destacou.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos. O valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho. O terceiro Dia E já está previsto para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh.
Fonte: Ebserh
