Entidades representativas se reúnem com Reitoria da UFSC para discutir processo eleitoral

Normas sobre as próximas eleições da universidade devem ser discutidas em sessão do CUn no dia 25 de novembro

Após o envio de ofício da Diretoria da Apufsc-Sindical ao reitor Irineu Manoel de Souza solicitando informações sobre as próximas eleições para a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 10, para discutir a questão.

Foram convidados pelo reitor para o encontro, além da Apufsc, o Sintufsc, o DCE e a APG, entidades que, historicamente, compõem a Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc), que realiza a consulta pública informal à comunidade acadêmica sobre as eleições.

Reunião na Reitoria com entidades representativas de diferentes categorias da universidade (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

O reitor iniciou o encontro agradecendo ao presidente da Apufsc, Bebeto Marques, por ter sugerido a reunião com as entidades. Irineu explicou que o processo que define as normas das eleições à Reitoria foi enviado ao Conselho Universitário (CUn), e deve entrar em pauta na sessão do dia 25 de novembro. A relatora é Heloisa Teles, do Departamento de Serviço Social. Já o prazo previsto para a constituição da comissão que realiza a consulta pública informal é 2 de dezembro. “O CUn define os parâmetros e a comissão define o processo da consulta pública”, resumiu o reitor.

De acordo com Irineu, o processo enviado ao CUn prevê o mesmo procedimento das eleições passadas: constituição da Comeleufsc, realização da consulta informal prévia, cujo resultado é encaminhado ao CUn. É o Conselho que elege a lista tríplice, posteriormente enviada ao Ministério da Educação (MEC), que nomeia o novo reitor ou reitora. A previsão, segundo o reitor, é que o primeiro turno da consulta pública informal ocorra no final de março e o segundo turno no início de abril de 2026. Em 4 de julho termina o mandato de Irineu.

Na reunião, Bebeto Marques reafirmou a posição da Diretoria da Apufsc a favor do voto paritário entre docentes, técnicos-administrativos (TAEs) e estudantes, mas lembrou que vários filiados e filiadas têm defendido posição diferente, como o voto universal e o voto 70/30.

“Muitos alegam que o sistema praticado historicamente nos conduziu a um vício eleitoral e de poder, que favorece sempre a força corporativa de quem atua e pode emperrar depois a gestão administrativa da UFSC. Essa pressão contrária ao voto paritário inclusive cresceu muito nos últimos dias depois da circulação de uma fotografia da Diretoria do sindicato dos TAEs celebrando o início da semana com o reitor, considerado por muitos como parte da campanha eleitoral antecipada”, explicou Bebeto.

Por isso, a Apufsc enviou à Reitoria o ofício solicitando informações sobre o processo eleitoral, visando assegurar a regulação do mesmo. “Quanto mais rápido a gente organizar o processo, melhor. Isso dá transparência e credibilidade ao processo”, disse Bebeto.

O reitor Irineu Manoel de Souza e os representantes da Apufsc, Bebeto Marques e Romeu Bezerra (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

O presidente do sindicato que representa a categoria docente destacou ainda que, em sua opinião, o voto paritário equaciona os diferentes modos de olhar para a instituição, argumento com o qual os representantes do Sintufsc concordaram, apontando ainda a satisfação com “a posição clara da Diretoria da Apufsc em defesa” desse modelo.

Na eleição passada, a Comeleufsc foi instituída em 23 de novembro de 2021. O primeiro turno da consulta informal à comunidade universitária ocorreu em 22 de março de 2022, e o segundo turno em 26 de abril, dando vitória ao professor Irineu e à vice Joana Célia dos Passos. No dia 2 de maio daquele ano, aconteceu a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn). A publicação da nomeação no Diário Oficial da União (DOU) se deu em 5 de julho de 2022.

Imprensa Apufsc