Irineu e Joana vencem consulta informal para a Reitoria da UFSC

Chapa Universidade Presente obteve 57,69% dos votos válidos no segundo turno, contra 42,31% da chapa UFSC Viva

A chapa Universidade Presente foi a vencedora da consulta informal à comunidade universitária para a escolha da nova Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O segundo turno, realizado nesta terça-feira, dia 26, foi disputado pelas chapas Universidade Presente, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice-reitora, e UFSC Viva, com Cátia Carvalho Pinto para reitora e Rodrigo Moretti para vice-reitor. A votação aconteceu de modo presencial, das 8h às 21h, com uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A apuração dos votos foi realizada na sala dos conselhos e transmitida ao público no canal de YouTube do Sintufsc e no hall da Reitoria. 

Cerca de 45,4 mil pessoas estavam aptas a votar e 12.356 depositaram seu voto. Confira o resultado:

  • 57,69% dos votos válidos (7.438) foram para a chapa Universidade Presente. Entre os docentes, 46,11% votaram em Irineu e Joana; 61,77% entre os estudantes e 65,18% dos TAEs;
  • 42,31% dos votos válidos (4.918) foram para a chapa UFSC Viva. Cátia e Moretti receberam 53,89% dos votos dos docentes, 38,23% dos estudantes e 34,82% dos TAEs;
  • Brancos e nulos somaram 200 votos.

O resultado oficial, de acordo com a Resolução nº 001/Comeleufsc/2022, será divulgado após a Comissão Eleitoral aprovar a prestação de contas de cada chapa concorrente. As chapas tem o prazo de cinco dias úteis após as votações para encaminhar a prestação de contas à Comissão.

Contagem dos votos

Os votos válidos na consulta informal à comunidade universitária são ponderados na proporção de 1/3 para os docentes, 1/3 para os técnicos administrativos e 1/3 para os estudantes. Isso significa que o índice de votação de cada chapa em cada segmento é obtido pela seguinte fórmula: número de votos válidos do segmento na chapa dividido pelo total de pessoas que votaram, vezes um terço. A chapa Universidade Presente foi considerada vencedora visto que, somados os índices obtidos em cada segmento, alçou o maior índice geral.

Eleição do Conselho Universitário

A consulta informal precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn), agendada para 2 de maio, conforme calendário aprovado pelo CUn. Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Em debate realizado no dia 14 de abril na CBN Florianópolis, Irineu Manoel de Souza, da chapa Universidade Presente, e Cátia Carvalho Pinto, da chapa UFSC Viva, selaram um acordo para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não nomeie o mais votado

Imprensa Apufsc