Pasta diz estar alinhada ao compromisso do governo de ampliar investimentos e fortalecer a qualidade da educação brasileira, destaca a Folha
A aposta no programa Pé-de-Meia, vitrine do governo Lula (PT), resultou em queda de investimentos do Ministério da Educação (MEC) em outras políticas alçadas como prioridade, como alfabetização e educação de tempo integral. Uma realidade vista em 2025, que pode se intensificar neste ano.
Os dados da execução orçamentária de 2025 mostram queda de 42% nos gastos em alfabetização com relação a 2024, passando de R$ 791 milhões, em valores atualizados pela inflação, para R$ 459 milhões.
O fomento ao tempo integral (ao menos sete horas na escola) tem situação mais intensa. Os recursos diretos do MEC foram praticamente esvaziados em 2025 após o governo aprovar, no fim de 2024, emenda constitucional que engessou para essa política parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – principal mecanismo de financiamento da educação básica.
Leia na íntegra: Folha de S. Paulo
