Docentes têm apontado excessivo reajuste nos preços de procedimentos sem comunicação prévia
A Diretoria da Apufsc-Sindical enviou ofício à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta quinta-feira, dia 22, sobre o contrato emergencial do plano de saúde da instituição com a Unimed. Conforme o documento, assinado pelo secretário-geral do sindicato, Romeu Bezerra, a Apufsc recebeu diversos questionamentos de docentes referentes ao assunto. Entre eles, estão o excessivo reajuste de preços dos procedimentos e a cobrança de diferenças dos beneficiários retroativamente a 2 de dezembro de 2025, sem comunicação prévia, e a forma de cálculo da coparticipação.
A Apufsc também questionou sobre a comissão interna dos setores envolvidos para tratar do plano de saúde, que já havia sido mencionada em reunião entre a Reitoria e o sindicato em novembro de 2025 e, conforme notícia publicada pela UFSC no dia 15 de janeiro, ainda não está atuando.
A Diretoria do sindicato solicitou o envio de cópia do contrato emergencial celebrado entre a UFSC e a Unimed, bem como da nova tabela dos valores dos procedimentos apresentada pela operadora.
“Tal solicitação tem por objetivo permitir que esta entidade sindical, no exercício da defesa dos interesses da categoria, possa acompanhar e contribuir com os trabalhos da comissão interna que está sendo criada para debater e buscar soluções para a controvérsia apresentada”, finaliza o ofício.
Veja o documento na íntegra:
Imprensa Apufsc
