Instituição foi reconhecida por sua contribuição à educação pública, gratuita e de qualidade em Santa Catarina
Os 65 anos de história do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram celebrados em ato parlamentar solene promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na noite desta terça-feira, dia 14, no Auditório Deputada Antonieta de Barros.
A cerimônia reuniu estudantes, familiares, professores, técnicos-administrativos, ex-integrantes da comunidade escolar e autoridades para homenagear a trajetória da instituição, reconhecida por sua contribuição à educação pública, gratuita e de qualidade em Santa Catarina.
Criado em 1961, o Colégio de Aplicação da UFSC consolidou-se como um espaço de formação e inovação pedagógica, funcionando como laboratório para práticas educacionais e estágios supervisionados de estudantes dos cursos de licenciatura da universidade.
A homenagem reconheceu a contribuição da instituição para o fortalecimento da educação pública e para a formação de professores e profissionais da educação no estado. Durante a solenidade, o Coral Infantil Cantoria, do Colégio de Aplicação, e o grupo Nós por Nós realizaram apresentações culturais.
Legado, participação e formação
Durante a solenidade, a diretora do Colégio de Aplicação, Adriana da Costa, destacou a importância da instituição ao longo de mais de seis décadas na formação de gerações de catarinenses. Na ocasião, a gestora ressaltou o modelo de ensino desenvolvido pela escola. “Nosso diferencial é integrar ensino, pesquisa e extensão. Esse é o nosso tripé de formação”, frisou.
Em nome do Grêmio Estudantil, Camila Grech ressaltou o papel da escola na formação dos estudantes e na construção de um ambiente democrático, marcado pela participação, pelo diálogo e pelo fortalecimento da comunidade escolar. “Representar os demais estudantes é compartilhar uma visão coletiva, na qual as demandas são transformadas em pautas que buscam melhorias tanto para o colégio quanto para os estudantes que usufruem do ensino oferecido”, afirmou.
Homenageados
- Maria Elza de Oliveira Lima
- Ilacir Clarinda de Amorim
- Edson Souza de Azevedo
- Marina Guazzelli Soligo
- Orlando Peixoto Filho (in memoriam)
- Bernadete de Castro
- Corina Martins Espíndola
- Arnaldo Podesta Júnior
- Murilo Silva
- Fabiana Beltrame
- Rosa Maria Pereira Miranda
- Edson Edno Valgas
- Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa
- Maria Clarete Borges de Andrade
- José Carlos da Silveira
- Gláucia Schramm Schenkel
- Gustavo Bartollo Campagnollo
- Juliana Cardoso Coelho (in memoriam)
- Camila Grechi
- Alexandra Martins
- Ana Lúcia da Rocha
- Rodrigo do Espírito Santo
- Maria Aparecida Monteiro de Oliveira
- Leila Lira Peters
- Ana Paula Ferraz
- Marcos Oliveira e Cisneros
- Maria Cristiane Deltregia Reys
- Luciano Py de Oliveira
- Maristela Campos
- Everton Rogério da Silva Corrêa
- Adriana da Costa (em nome do Colégio de Aplicação)
Veja a galeria de fotos:









Fonte: Alesc
