Expectativa é de que, até a próxima quarta-feira, faltando menos de um mês para o encerramento do contrato emergencial com a Unimed, a nova licitação seja publicada
Previsto para ser publicado no dia 30 de setembro, como foi amplamente divulgado em reuniões da comissão designada para conduzir o processo de planejamento da contratação de empresa prestadora de serviço de plano de saúde para os servidores ativos e inativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o novo edital de licitação ainda não tem data exata de lançamento.
Paulo Eduardo Botelho, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), afirmou à equipe de Imprensa da Apufsc-Sindical na manhã desta terça-feira, dia 27, que a licitação está em análise na Procuradoria Federal junto à UFSC. A expectativa é de que, até a próxima quarta-feira, faltando menos de um mês para o encerramento do contrato emergencial com a Unimed, a nova licitação seja publicada.
Na entrevista, Botelho disse ainda que houve um engano ao se divulgar que o edital seria lançado em 30 de setembro e que a data correta seria 30 de outubro, contradizendo o que foi afirmado em pelo menos três reuniões da comissão e comunicado pela própria UFSC. Questionado sobre o prazo curto para que a licitação seja concluída antes do encerramento do contrato emergencial, ele garantiu que o cronograma será readaptado e que licitação estará encerrada até 2 de dezembro.
A Apufsc-Sindical também questionou o pró-reitor sobre a insegurança para servidores que estão em tratamento e não sabem se terão o atendimento mantido após o término do contrato emergencial com a Unimed, que não pode mais ser prorrogado. Botelho garantiu que, assim que a licitação for publicada, um plano de mitigação será divulgado, sanando estas dúvidas.
Pelo cronograma anterior divulgado pela Prodegesp, até o dia 30 de setembro o edital de licitação seria publicado. Nos primeiros dias de outubro, ocorrereria o período de apresentação, julgamento e recursos das propostas apresentadas e, em 30 de outubro, deveria ser homologado o resultado da licitação. Esta data permitiria tempo para ajustes na assistência, a depender do cenário resultante da licitação.
A Diretoria da Apufsc segue acompanhando o caso. O sindicato integra a comissão designada para conduzir o processo de planejamento da contratação de empresa prestadora de serviço de plano de saúde junto com o Sintufsc e setores administrativos da universidade.
Opções de planos de saúde e comparador de preços
A UFSC disponibiliza aos servidores diferentes alternativas de contratação de planos de saúde: já não é mais possível aderir ao plano coletivo atual com a Unimed, mas existem os convênios para planos coletivos por adesão com as operadoras Geap, Qualicorp (Amil e SulAmérica) e Fundação Assefaz. Esta última informou que na próxima terça-feira, dia 3, abrirá novo período de incentivo à adesão aos seus planos de saúde com isenção total de carências, que se estenderá até 2 de dezembro.
A UFSC lançou um simulador de convênios online que permite aos servidores comparar as opções disponíveis, que pode ser acessado neste link.
A Apufsc ressalta que cabe ao servidor docente avaliar a opção mais viável para o atendimento de suas necessidades, considerando o perfil e a faixa etária do titular e dos dependentes do plano.
Imprensa Apufsc
