Título é concedido a docentes aposentados que tenham se destacado por seus méritos profissionais
Dez trajetórias de vida dedicadas ao ensino, à pesquisa e à universidade pública foram reconhecidas na tarde desta terça-feira, dia 27, pelo Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O título de professor emérito aos dez docentes foi aprovado pelos conselheiros em sessão especial realizada na Sala dos Conselhos, e transmitida ao vivo pelo canal do CUn no YouTube.
Previsto no Estatuto da UFSC, o título é concedido “a membro de pessoal docente remunerado, pelos altos méritos profissionais ou por relevantes serviços prestados à Instituição”, e se concretiza “em diplomas e medalhas a serem entregues à personalidade ou entidade homenageada, em sessão solene na universidade”.
O reitor Amir de Oliveira, que preside o CUn, agradeceu aos conselheiros pela dedicação ao tema em uma reunião longa, mas, nas palavras dele, especialmente significativa para a universidade. “Dedicamos este tempo a um dever institucional que também nos alegra: valorizar dez trajetórias que ajudaram a construir a UFSC”, afirmou. “A concessão do título de Emérito(a) expressa nossa gratidão a quem fez da universidade uma parte fundamental de sua vida e, com seu trabalho, tornou-se parte de nossa história. É uma homenagem à dedicação, ao conhecimento compartilhado e ao compromisso com a formação de pessoas e com a universidade pública.”
O reitor lembrou ainda que o vínculo dos homenageados com a UFSC não se encerrou com a aposentadoria. Muitos deles seguem presentes no cotidiano da instituição, por meio da colaboração voluntária e da participação em atividades e iniciativas institucionais — formas, segundo Amir, de continuar compartilhando experiência e contribuindo com a universidade. “Que este reconhecimento seja motivo de orgulho para vocês, seus familiares, colegas e estudantes — assim como é para a UFSC”, disse.
Antes da decisão, os conselheiros ouviram a leitura dos dez pareceres que apresentaram ao colegiado os motivos para a concessão de cada uma das dignidades universitárias. Em seguida, os títulos foram submetidos à votação em bloco único, em formato presencial e remoto, sob a condução dos conselheiros Julian Borba e Juarez Vieira do Nascimento. Os dez títulos foram aprovados por ampla maioria.
Confira os nomes das professoras e professores homenageados:
- Sonia Corina Hess, do Departamento de Ciências Naturais e Sociais do Centro de Ciências Rurais (CCR), campus de Curitibanos.
- Ilka Boaventura Leite, do Departamento de Antropologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), campus da Trindade.
- Júlia Silvia Guivant, do Departamento de Sociologia e Ciência Política, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), campus da Trindade.
- Alacoque Lorenzini Erdmann, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da Trindade.
- Mercedes Trentini, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da Trindade.
- Lucia Hisako Takase Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da Trindade.
- Kenya Schmidt Reibnitz, do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da Trindade.
- Maurício Sedrez dos Reis, do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas do Centro de Ciências Rurais (CCR), campus de Curitibanos.
- Miguel Pedro Guerra, do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas, do Centro de Ciências Rurais (CCR), campus de Curitibanos.
- Rubens Onofre Nodari, do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas, do Centro de Ciências Rurais (CCR), campus de Curitibanos.
Fonte: Notícias da UFSC
