Com bloqueio, UFSC suspende programas de mobilidade internacional

A orientação da Sinter aos professores é que não assinem cartas-convite, formulários de inscrição, contratos de estudos ou qualquer outro documento que envolvam atividades relacionadas aos programas

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC divulgou nota nesta terça-feira (11) informando que, devido ao contingenciamento de recursos pelo Governo Federal, todos os programas de mobilidade internacional estão suspensos por tempo indeterminado. A medida afeta os seguintes programas: Escala Docente, Grado, Posgrado e Gestores y Administradores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), além dos Programas BRACOL e BRAMEX do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tanto na modalidade Outgoing quanto Incoming.

Também estão suspensas as viagens dos representantes de Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos e não serão lançados editais para seleção de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos administrativos para 2020 pelos referidos programas.

A orientação da Sinter aos professores é que não assinem cartas-convite, formulários de inscrição, contratos de estudos ou qualquer outro documento que envolvam atividades relacionadas aos Programas para 2019.2 e posterior. A Sinter está à disposição para esclarecer dúvidas.

“A Administração Central considera mais sensata a suspensão antecipada das mobilidades que a possibilidade de posteriormente não poder honrar com seus compromissos financeiros. Tão logo a situação econômica se normalize, todos os Programas serão retomados e os envolvidos serão comunicados”, diz a nota, assinada pelo secretário para Relações Internacionais, Lincoln Fernandes.

Imprensa Apufsc